Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, domingo, 19 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Uva - Chuva prejudica safra de uva
Data: 22/12/2009
 
Produtores de frutas do Rio Grande do Sul estão preocupados com os prejuízos causados pelas chuvas. Nos municípios do oeste do estado, o pêssego e a uva foram as culturas mais atingidas.

Sidnei Benvegnu, produtor de uvas em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, nunca teve tanto prejuízo. Ele perdeu todo o parreiral que cultivava em 27 hectares. Depois do excesso de chuvas em novembro e dezembro, veio o calor. As parreiras não resistiram aos ataques de fungos, que levaram embora cachos e folhas.

Segundo a Emater, a perda nas produções de uva em todo o estado chega a 40%.

“Em 40 dias, aqui na propriedade, choveu 850 milímetros. Então o clima é bem propício para a proliferação de fungos, não tem como controlar”, lamenta Sidnei Benvegnu, agricultor.

Assim como os parreirais, os palmares de pessegueiros também sofreram com o excesso de umidade.

Em uma propriedade de quatro hectares, o pêssego de mesa estava pronto para a colheita, mas doenças como a podridão parda derrubaram os frutos e a quebra foi de 80%.

De acordo com a Emater, ainda é cedo para estimar as perdas na safra de pêssego em todo o estado. Por causa da falta de sol e do excesso de chuvas, a fruta não está tão doce, o que traz prejuízos para o agricultor.

“Foi muita chuva, muito vento, houve pequena queda de granizo também, que foi de onde veio surgir este apodrecimento. O que está no chão, foi o clima que fez isso daí”, conta Régis Braz, agricultor.

“A gente está preocupado com o pessoal que está perdendo a produção e com a uva, que está praticamente perdida toda a safra. Então qual é a nossa preocupação? Com o próximo ano, com a próxima safra. Tentar recuperar os parreirais e buscar alternativas, com os próprios agricultores, para conseguirem ter a garantia da próxima safra, porque essa, com certeza, está com mais da metade comprometida na região”, diz Alcedir dos Santos, técnico agrícola – Emater.


Fonte: Globo Rural
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23