A Secretaria da Agricultura (Seappa) divulgou ontem os dados da campanha de vacinação do rebanho contra a febre aftosa referentes a 25 das 84 municípios que não possuem o sistema informatizado. A imunização nesses locais atingiu a média de 99,2%. O veterinário da Seappa Marcelo Göcks explica que os números das demais cidades continuam sendo tabulados pelos funcionários da secretaria, que devem concluir o trabalho até o dia 8 de janeiro. A data é o prazo limite para que as Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs) enviem as informações da campanha de vacinação encerrada no dia 15 deste mês.
Dentre os 412 municípios informatizados que estão remetendo os números à secretaria pelo sistema, 135 atingiram o índice de 90%. Segundo Göcks, essas cidades ainda estão com o processo aberto e as médias podem aumentar até o fechamento oficial.
A expectativa da secretaria é que 97% dos bovinos e bubalinos de até 24 meses sejam imunizados. "Devemos confirmar, no mínimo, 90% do rebanho imunizado", destacou. Segundo Göcks, poucas cidades que já começaram a informar os números estão abaixo de 80%. Na região da IVZ de Lagoa Vermelha, por exemplo, de 19 cidades apenas três registraram índice menor.
A campanha de vacinação foi prorrogada por 15 dias no RS devido às chuvas. A decisão foi tomada porque, na época, apenas 70% do rebanho havia sido imunizado.