Mesmo com o El Niño, o Irga acredita na confirmação do 1,1 milhão de hectares previstos para o RS na safra 2009/2010 antes das chuvas e vendavais paralisarem a semeadura por 30 dias. A aposta se baseia no prosseguimento do plantio após 20 de dezembro, prazo limite do zoneamento agroclimático, que garante cobertura de seguro. Até a data, foram implantados 995 mil hectares, 91% da área prevista.
Os produtores têm até amanhã para encaminhar pedido de custeio especial aos bancos, desde que comprovado que o plantio ocorreu dentro no período determinado pelo Ministério da Agricultura. De acordo com o presidente do Irga, Mauricio Fischer, não há como estimar quanto da área será formada com empréstimos de indústrias e cooperativas ou recursos próprios.
Em janeiro, o Irga deve divulgar números sobre o replantio, que pode ultrapassar 20%, de acordo com Fischer. No caso da produtividade, o presidente lembra que em anos de ocorrência de El Niño forte como este, a análise dos dados das safras anterior e posterior mostram uma queda histórica de 10% a 13%. No ciclo 2008/2009, o rendimento médio nas lavouras colhidas no Estado ficou em 7.281 quilos por hectare ou 146 sacas/ha.