Soja - Mato Grosso tem 4º maior volume de focos da ferrugem da soja
Data:
05/01/2010
Mato Grosso, campeão brasileiro em produção de soja, é o 4º estado com maior número de casos de ferrugem asiática que trazem muitos prejuízos para sojicultores. 39 casos foram registrados até agora. Goiás é o líder, nesta safra, com 145 casos, Paraná é o segundo com 65, Mato Grosso do Sul está em terceiro com 46. Em 5º está Minas Gerais com 8 casos, mesmo número registrado em Tocantins. Rio Grande do Sul e são Paulo tem 6 casos, cada.
Os mais recentes casos foram registrados nas lavouras do Rio Grande do Sul. Até agora, conforme o professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e doutor em Fitopatologia, Erlei Melo Reis, a incidência foi detectada em lavouras experimentais ou em soja guaxa, aquela que nasce a partir de grãos perdidos na colheita anterior. É geralmente na segunda quinzena de janeiro que a doença causada por fungo atinge áreas comerciais, segundo o professor.
O Canal Rural informa que os sintomas causados pelo fungo Phakopsora pachyrhizi iniciam-se nas folhas inferiores da planta e são caracterizados por minúsculos pontos, mais escuros do que o tecido sadio da folha, com coloração esverdeada a cinza-esverdeada. Essas lesões não são facilmente visíveis a olho nu, sendo necessário posicionar a folha contra um fundo claro ou usar uma lupa. - Identificada pela primeira vez no Japão em 1903, chegou ao continente americano pelo Paraguai no início da década e, no Brasil, em 2001.