Soja - Chuvas abundantes colocam produtores de soja em alerta
Data:
14/01/2009
O excesso de chuva associado ao forte calor tem colocado os produtores de soja do estado em alerta quanto a ocorrência de ferrugem asiática nas lavouras, já que foram registrados 149 casos em todo o Mato Grosso do Sul. O recorde de registros está na cidade de Chapadão do Sul, com 91 focos até o momento.
Os números foram divulgados pelo Consórcio Antiferrugem. De acordo com ele, os outros casos estão em Costa Rica (18), Dourados (7), Aral Moreira (7) , Caarapó (3) Laguna Carapã (3), Ponta Porã (4), São Gabriel do Oeste (10), Água Clara (2), Alcinópolis (2) e Maracajú (2).
De acordo com a Embrapa Agropecuária Oeste, o produtor deve ficar atento as lavouras, fazendo o monitoramento da área, para evitar a ferrugem e também outras doenças como DFC, antracnose e mancha-alvo. Além disso, é necessário manter os pulverizadores revisados e regulados para a aplicação de fungicidas.
Apesar da doença, ocasionada pela chuva, o clima tem sido bom para a safra. Em Dourados, onde existe uma área plantada de 140 mil hectares, as primeiras lavouras de soja plantada já estão em fase de aparecimento dos primeiros grãos.