A Cotrijal deve consolidar em 2010 sua atuação na região do Alto Jacuí com a inauguração da fábrica de rações. A construção do prédio, junto à sede da cooperativa, em Não-Me-Toque, está avançada e as operações devem ter início no segundo semestre do ano.
A nova fábrica será totalmente automatizada, com duas linhas de produção independentes, uma para ração de suínos e aves, com capacidade de 36 toneladas por hora, e outra para ração de bovinos, com capacidade de 12 toneladas por hora. A planta atual produz 8 toneladas por hora. O gerente de Produção Animal da Cotrijal, João Bastista Chaise, explica que, além de ampliar as vendas externas, será possível atender melhor à demanda interna. "No futuro, a intenção é buscar parcerias para prestação de serviços a integradoras de aves e suínos." Ele informou que os equipamentos da fábrica atual, instalada há 35 anos, estão desgastados.
Chaise explicou que, em maio de 2008, a Cotrijal iniciou o processo para buscar a certificação ISO 9001, atendendo a normas internacionais, visando a garantir aos clientes o fornecimento de rações produzidas de forma padronizada e com qualidade contínua. A expectativa é que até o segundo semestre o processo seja concluído e a cooperativa conquiste o selo.
Neste ano, deve ser concretizada parceria comercial com uma empresa para extração de óleo da soja utilizada na fabricação da ração. Atualmente a Cotrijal compra o farelo e adiciona 8% de óleo.