Café - Estiagem poderá limitar safra colombiana de café
Data:
01/02/2010
Se no Brasil as fortes chuvas na região Centro-Sul estão prejudicando a qualidade da atual safra de café, na Colômbia a preocupação são as previsões de estiagem neste primeiro trimestre, de acordo com produtores locais.
Se de fato o problema climático se confirmar, dizem eles, dificilmente o país cumprirá a meta de produzir entre 11 milhões e 12 milhões de sacas de 60 quilos. Ironicamente, a seca colombiana reflete a ocorrência do fenômeno climático El Niño, o mesmo que vem provocando os temporais no Centro-Sul brasileiro.
Até agora, dizem especialistas colombianos, as temperaturas estão mesmo acima do normal para esta época. "Nos primeiros 25 dias de janeiro, a chuva nas Províncias produtoras de café de Risaralda, Quindio, Valle, Tolima e Huila foram até 70% menores do que a média para o mês", disse Maria Teresa Martinez, diretora do escritório meteorológico IDEAM. Segundo ela, a escassez deverá perdurar até abril.
A Colômbia produziu 7,8 milhões de sacas de café em 2009, ante 11,4 milhões em 2008 e menor patamar desde 1976. As Províncias citadas respondem por 46% da produção total do país. "Se os cafezais não receberem chuvas em três ou quatro semanas, a meta [11 milhões de sacas] pode estar em risco", afirmou Hector Falla, que representa cafeicultores da Província de Huila. (Reuters)