A produção de arroz na Tailândia, o maior exportador mundial, enfrenta prejuízos "graves" em decorrência de uma praga de gafanhotos marrons, de acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa de Arroz.
Os insetos se espalharam por mais de 1 milhão de hectares, onde as produtividades podem cair mais de 30%, segundo comunicado do instituto, citando Manit Luecha, diretor do Centro de Arroz de Chainat.
A Tailândia tem 9,7 milhões de hectares de arroz, conforme dados do governo. O comunicado do instituto não fornece estimativa sobre perdas em volume de arroz por causa da infestação.
Uma produção menor de arroz na Tailândia pode impulsionar os preços do produto, elevando o custo da mais importante fonte de nutrição da Ásia e piorando as condições das populações nas regiões mais pobres do continente.
Os gafanhotos se espalharam do norte do país em direção às províncias centrais, o chamado cinturão do arroz da Tailândia.
No dia 13 de janeiro, o Escritório de Economia Agrícola informou que a produção tailandesa de arroz pode cair para entre 27 milhões e 29 milhões de toneladas no ano safra iniciado em 31 de outubro por causa dos gafanhotos e do clima seco em decorrência do El Niño. A produção anterior havia sido de 31,7 milhões de toneladas.