Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sábado, 11 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Geral - Coodetec apresenta novidades em soja e híbridos de milho no Show Rural Coopavel
Data: 09/02/2010
 
A Coodetec apresenta neste Show Rural, amplo portfólio de cultivares de soja e híbridos de milho, comerciais e lançamentos, recomendados para o Brasil e Paraguai

Um dos mais concorridos endereços deste Show Rural Coopavel, o estande da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec - recebeu milhares de visitantes nesta segunda-feira. Orientados por agrônomos, técnicos e pesquisadores, os agricultores conferem as parcelas demonstrativas onde acompanham o desenvolvimento de cultivares e híbridos CD, em diferentes estágios de desenvolvimento.

SOJA - Segundo o agrônomo e coordenador de marketing e difusão de soja e trigo da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues, estão à mostra pré-lançamentos e lançamentos para a próxima safra, além das cultivares de maior expressão para o Sul do Brasil e para o Paraguai. Entre eles, CD 231RR, CD 233RR, CD 235RR, CD 214RR, CD 225RR, CD 226RR. Além das convencionais CD 202, CD 215, CD 206 e CD 221.

A cultivar CD 236RR, é precoce, de alto potencial produtivo, elevado peso de grãos e tolerância aos nematóides formadores de galhas. A cultivar 237RR tem ampla adaptação e estabilidade produtiva, alto potencial produtivo em todas as épocas de semeadura e tolerância aos nematóides formadores de galhas e cisto raça 3. Outro lançamento é a transgênica CD 206RR, primeiro retrocruzamento da Coodetec, que preserva as características do pai, o CD 206, um dos campeões da preferência dos sojicultores brasileiros, que tem lavouras em regiões altas. É semiprecoce, resistente ao acamamento, muito produtiva e estável.

PARA A SAFRA 2011 – Entre as cultivares em pré-lançamento, que estarão disponíveis em escala comercial, na safra 2011, a CD 238RR é semiprecoce, com adaptação em regiões altas e baixas. Tem ampla janela de semeadura, que inicia em outubro e se estende até dezembro. A CD 248RR é uma cultivar precoce, resistente ao acamamento, de porte baixo e melhor adaptação às regiões altas do Sul do Brasil e Paraguai. Trata-se de um material de elevado peso e tamanho de grãos. Outro pré-lançamento, a CD 249RR é semiprecoce, resistente ao acamamento, produtivo e estável, também com melhor adaptação às regiões altas do Sul do Brasil e Paraguai.

O CD 250RR, que estará disponível em escala, na safra 2011, é superprecoce, com média de 110 dias de ciclo. Indeterminado com formação de galhos, permite antecipação de plantio, gerando maior segurança para a safrinha de milho. Único material convencional entre os pré-lançamentos da Coodetec, o CD 252 é precoce, resistente ao acamamento e tem grãos pesados. Melhor adaptação em regiões altas, como centro-sul do Paraná.

MILHO - A Coodetec apresenta oito híbridos comerciais já em plantio (CD 321, CD 384, CD 308) e em lançamento (CD 393, CD 397, CD 386, CD 327 e CD 388), que atendem aos diferentes nichos de mercado. O agrônomo e coordenador de marketing e difusão de milho da Coodetec, Charles Drummond Ayub, destaca as parcelas de híbridos com tecnologia BT, Herculex*I e YieldGard®. Esta é primeira apresentação do CD 397 YG e o CD 384 Hx, híbridos de milho de alta produtividade, que serão lançados comercialmente na safra 2010/2011.

O CD 397 YG tem alta produção, qualidade de silagem, excelente enraizamento, além de ser um bom produto silageiro. O híbrido com a Tecnologia YieldGard®, da Monsanto, possui uma proteína oriunda do Bacillus thuringiensis (Bt) – bactéria encontrada no solo e comumente usada como biocida natural. Protege a lavoura de milho dos ataques das principais pragas da cultura: lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea) e broca-do-Colmo (Diatraea saccharalis).

O CD 384 Hx, tem alta produtividade, sanidade foliar e estabilidade de produção. A tecnologia Herculex*I confere a planta de milho proteção contra a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), principal praga foliar do milho. Ele também proporciona controle da broca-da-cana (Diatraea saccharalis).

O plantio das sementes com YieldGard® e Herculex*I é feito da mesma maneira que a de outros híbridos de qualidade superior. Recomenda-se, porém, o uso dos chamados refúgios, áreas de híbridos com o mesmo ciclo, mas sem as tecnologias, plantados nas proximidades, visando prevenir a seleção de insetos resistentes. As informações são de assessoria de imprensa.


Fonte: Agrolink
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23