Feijão - Variedades de feijão resistentes à estiagem
Data:
11/02/2010
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) apresenta durante o Show Rural novas variedades de feijão cujas principais características são a resistência a longos períodos de estiagem e a pragas, bem como alto potencial de rendimento. De acordo com Ezaude Pedroso, técnico agrícola da área de comercialização do Iapar de Londrina, as principais variedades expostas no estande do Show Rural Coopavel em Cascavel são a IPR Eldorado, a IPR Tangará e a IPR 139.
A IPR Tangará é um material ereto de colheita mecanizada, ideal para todo território brasileiro e áreas de pivô. A produtividade média é superior a 3.326 quilos por hectare. Por sua vez, a IPR 139 é uma variedade derivada do juriti, pode ser plantado em várias regiões do País e também possui produtividade acima dos três mil quilos por hectare.
Já o IPR Eldorado é ideal para regiões com pouca incidência de chuva. Robusta, a variedade resiste ao mosaico dourado, doença que acomete lavouras que se submetem a longos períodos de estiagem. A produtividade é pouco inferior às anteriores: 2,5 mil quilos por hectare, porém o ciclo é de apenas 75 dias. (L.B.)