Feijão - Feijão que irá a leilão está disponível na BBM
Data:
18/02/2010
Os lotes de feijão que serão comercializados, no próximo dia 23, por meio da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), braço da BM&F Bovespa, estarão disponíveis a partir de hoje no site www.bbmnet.com.br, de acordo com Marcelo Lüders, presidente do conselho de administração do Instituto Brasileiro de Feijão e Legumes ( Ibrafe).
A negociação virtual de feijão direto com o produtor tem qualidade garantida pelo equipamento medidor colorímetro, além de órgãos oficiais que serão responsáveis pela lacração do produto. Para atuar na área do feijão, o colorímetro teve sua forma de leitura modificada, de acordo com o Padrão Nacional do Feijão (PNF), as cores da leguminmosa, além da nota são captadas pelo aparelho. "No site serão colocadas as características do produto, inclusive de cheiro", adianta.
Segundo o presidente, este primeiro leilão eletrônico que conta com a participação de produtores do Paraná pode abrir portas para o mercado do feijão. "A ideia é levar para os demais centros produtores, como Brasília, Santa Catarina e interior de São Paulo."
Puro Feijão
O selo Puro Feijão, que já conta com a adesão de 12 grandes empresas, segundo Lüders, está a caminho de Brasília. O ministro da Agricultura Reinhold Stephanes deve receber comitiva da Ibrafe no dia 25. A previsão de o selo entrar em vigor é junho, mas para Lüders pode ser antecipado, embora não arrisque uma data. Entre as empresas confirmadas estão a Máximo, a Kicaldo e a Nenê.