Geral - Nova safra terá crédito para integração de área
Data:
05/03/2010
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou ontem que o próximo plano agrícola e pecuário, conhecido como Plano Safra 2010/2011, terá linhas de crédito específicas para a integração da lavoura e da pecuária e para recuperação de áreas degradadas. "Serão linhas de crédito específicas e reforçadas. Além disso, terão taxas de juros diferenciadas", disse o ministro.
A assessoria de imprensa do Ministério havia informado que Stephanes não participaria da divulgação das Projeções do Agronegócio - Brasil 2009/2010 a 2019/2020, realizada no fim da manhã de ontem na sede do ministério, mas o ministro acabou aparecendo rapidamente no evento para falar com jornalistas.
Stephanes explicou que, por razões econômicas, alguns produtores já vêm desenvolvendo a alternância da pecuária com a lavoura e com a silvicultura, mas o governo quer ampliar o volume de produtores que desenvolvem essa metodologia, que permite a máxima utilização do espaço existente para os vários tipos de atividade. "Isso já vem sendo adotado aqui e ali por alguns produtores", disse o ministro.
Em relação ao crédito para recuperação de áreas degradadas, Stephanes salientou que, apesar de já haver uma linha disponível para este fim aos produtores, ela vem sendo pouco acessada. "Hoje a demanda é pequena, mas não sabemos se é por causa dos juros ou por dificuldades de acesso. Estamos estudando a situação para apresentar a linha de crédito no próximo Plano Safra", afirmou o ministro da agricultura.