Geral - Produtor gaúcho define prioridade no Plano da Safra
Data:
05/03/2010
Correção no sistema de crédito rural é pedido da Farsul para o Mapa.
A correção de erros estruturais no sistema de crédito rural será a bandeira dos agricultores gaúchos para o Plano Safra 2010/2011. Reunidos na sede da Farsul, membros da Comissão de Crédito Rural debateram texto com sugestões para o Ministério da Agricultura, que deve anunciar o pacote no mês de maio. O documento foi entregue pelo presidente da Farsul, Carlos Sperotto, ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e à presidente da CNA, Kátia Abreu.
Na pauta dos agricultores ainda está uma solução para o endividamento do campo e um seguro que realmente garanta remuneração à atividade agrícola. "Dos recursos disponibilizados no ano passado, 41% não foram aplicados porque o produtor não pode tomar o crédito devido à burocratização do sistema", salientou o presidente da Comissão de Grãos, Jorge Rodrigues.
Segundo o presidente da Comissão de Crédito Rural, Elmar Konrad, é preciso que haja correção dos preços mínimos porque, hoje, o governo estabelece o valor mínimo do grão, mas o produtor não tem acesso à cotação. "Está errado porque não paga o custo", acrescentou.
A preocupação da Farsul é que, sem a revisão desses pontos, o endividamento rural se agrave. Apesar da safra promissora deste ano, Konrad destaca que os baixos preços reduzem a lucratividade da atividade. "Assim não é possível saldar dívidas anteriores", alegou.