Arroz - Tabela do arroz será revisada pelo MAPA a pedido do governo gaúcho
Data:
05/03/2010
De acordo com o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, João Carlos Machado, que acompanhou comitiva gaúcha em audiência com o ministro Reinhold Stephanes, será editada uma nova instrução normativa ajustando a tabela de classificação do arroz às solicitações do Rio Grande do Sul. A audiência ocorreu no último dia 2, em Brasília (DF).
O pedido de revisão da instrução normativa número 6, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que orienta sobre os novos padrões do grão, foi levado à Brasília pelo secretário Machado, o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Renato Rocha, e o diretor da Farsul, Francisco Schardong.
Outro assunto debatido foi a liberação de recursos para os produtores que sofreram com os eventos climáticos no Estado. Ficou definida a autorização de um crédito especial de R$ 175 milhões, com prazo de 10 anos e três anos de carência. Não ficou acertada a equalização dos juros, que precisa de decisão da Casa Civil da Presidência da República. O deputado federal Germano Bonow, em nome da bancada gaúcha, está responsável por acompanhar o processo junto à Casa Civil.