Em dez anos, o Brasil estará produzindo 178 milhões de toneladas de grãos, 37% a mais do que o volume de 2008/9. O crescimento se dará mais pelo avanço da produtividade anual (2,7%), do que pela área (0,5%).
Mais carne
Os dados são do Ministério da Agricultura, que indica também forte evolução na produção de carnes. Em 2020, o país produzirá 31 milhões de toneladas de carnes (de frango, bovina e suína), 38% a mais do que no ano passado.
Avanço da cana
José Garcia Gasques, coordenador da pesquisa, estima que a produção de cana-de-açúcar suba para 893 milhões de toneladas, gerando 47 milhões de toneladas de açúcar e 63 bilhões de litros de álcool.
Cerco ao café
O café sem qualidade começa a ser barrado. A Ebal (Empresa Baiana de Alimentos) exigirá qualidade mínima recomendável do produto torrado e moído que adquire para distribuição e comercialização nas suas 293 lojas.
Padrão Abic
A Ebal assinará convênio com a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) e passará a adotar as especificações técnicas estabelecidas pelo Programa de Qualidade do Café e pelo Nível Mínimo de Qualidade da associação.
Preços firmes
É a projeção do Rabobank para os preços internacionais do açúcar neste ano. Os baixos estoques globais, depois de dois anos de deficit, manterão os preços bem acima da média histórica. O álcool também terá preços firmes devido aos baixos estoques e à maior demanda.
Olho na exportação
Os preços do milho estão depreciados, mas a manutenção de cotações internacionais elevadas pode impulsionar as exportações brasileiras, sustentando o produto no segundo semestre. A soja terá como pano de fundo a supersafra mundial, segundo o Rabobank.
Ano melhor
Este ano se apresenta melhor do que 2009 para a indústria de máquinas agrícolas. As vendas de tratores no primeiro bimestre do ano passado -auge da crise financeira internacional- somaram apenas 6.719 unidades. Neste ano, subiram para 9.905, com alta de 47,4%.
Safra boa
Com previsão de safra recorde, os produtores elevaram também a compra de colheitadeiras. As vendas de janeiro e de fevereiro deste ano somaram 1.112 unidades, com aumento de 74,3% sobre as de 2009, segundo dados da Anfavea (associação das indústrias).