Arroz - Setor orizícola discute lavoura de arroz em Cachoeira do Sul
Data:
08/04/2010
O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, participou nesta quarta-feira (07) de reunião ordinária onde falou sobre o trabalho do Instituto e as perspectivas da lavoura de arroz no Estado. O encontro aconteceu no Salão de Atividades Múltiplas da Sociedade Rio Branco de Cachoeira do Sul é promovido pela Câmara Cachoeirense de Agronegócio (CCA).
“O que o Irga está fazendo hoje para os orizicultores” e “Qual a perspectiva da lavoura orizícola no Rio Grande do Sul” foram os assuntos apresentados pelo presidente do Irga. O tema foi sugerido pelos associados da CCA e representantes bancários.
Fischer falou sobre os resultados da lavoura, o Programa Arroz RS, os principais avanços da pesquisa, atividades desenvolvidas na gestão ambiental, o conselho deliberativo e o trabalho em conjunto com entidades arrozeiras. O dirigente destacou a importância do setor para a economia do RS e o apoio do Governo do Estado para a construção da nova sede e a implantação de casas do arrozeiro para atender produtores em todas as regiões do Estado.
Produtores demonstraram preocupação com as perdas significativas na lavoura de arroz em alguns municípios e solicitaram apoio aos representantes da Cadeia Produtiva do Arroz junto ao Governo Federal. Os agricultores sugeriram a realização de um laudo que mostre o levantamento oficial dos prejuízos. O presidente destacou o Programa Renda que tem como objetivo melhorar a renda do produtor. A iniciativa é do Irga, Farsul e Federarroz.
A Câmara de Agronegócios é uma entidade associativa informal, sem fins lucrativos, que tem como objetivo estabelecer um fórum permanente para discutir e congregar os interesses comuns e os pleitos dos diversos setores ligados direta e indiretamente à economia primária do município.
Participam o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira, o coordenador regional do Irga de Cachoeira do Sul, Jaceguay Barros, o coordenador da CCA, Carlos Joel da Silva, produtores, conselheiros, e representantes de entidades ligadas ao setor orizícola.