Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Soja - Colheita da soja está em ritmo acelerado no RS
Data: 09/04/2010
 
A colheita da soja a colheita segue em ritmo acelerado e bem acima da média para esta época, alcançando 45% do total, contra 35% de anos anteriores. Segundo o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar as lavouras têm atingido a maturação cedo, encurtando o ciclo e ficando prontas para a colheita antes do previsto. Com isso, é possível que esta safra seja encerrada com 15 ou 20 dias de antecipação. Segundo os técnicos, em alguns casos são necessários mutirões de máquinas para uma colheita mais rápida, para não haver perdas na qualidade pelo excesso de exposição do produto às intempéries. Além disso, os volumes retirados estão bem maiores que anos anteriores.

A evolução da colheita da 2ª safra de feijão no RS foi de oito pontos percentuais, beneficiada pelas boas atividades meteorológicas do período. O desenvolvimento da lavoura é estável e com boas perspectivas de produção, pois as condições gerais a campo permanecem favoráveis, com bons níveis de insolação e umidade no solo. Nessa segunda opção de produção de feijão no Estado produtores de algumas regiões, como no Médio Alto Uruguai, cultivam em parte maiores de sua área de safrinha feijão de cores (cerca de 65%), em substituição ao tradicional preto, especialmente a variedade Carioca, com mercado no Sudeste e Nordeste do país, visando melhores negócios e maior remuneração.

Seguem em ritmo normal as colheitas do arroz e do milho. O percentual de área de arroz colhida alcança 64% sobre o total cultivado e tendo ainda 22% já maduros e prontos para a colheita. Na comparação com anos anteriores, a safra atual se encontra atrasada, registrando cerca de 14% de lavouras nas fases de floração e enchimento de grãos, e as produtividades obtidas nas colheitas mais recentes estão entre 5 e 6 mil kg/ha como média. Já o milho evoluiu dentro de um ritmo considerado normal e a colheita alcança 59%. Outros 18% se encontram maduros e podem ser colhidos a qualquer momento. Em relação às safras passadas, a atual se encontra muito próxima, não registrando maiores descompassos em relação às fases evolutivas. Já em relação às produtividades obtidas, seguramente esta deverá ficar bem acima das anteriores. As informações são de assessoria de imprensa.



Fonte: Agrolink
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23