Boi Gordo - Mercado de carnes apresenta variação com estabilidade para o boi
Data:
12/05/2010
A análise histórica da evolução dos preços do frango, suíno e boi (vivos) no decorrer do ano mostra que os três têm um comportamento similar, com desempenho típico dos períodos de safra e entressafra. Dessa forma, o pico da safra (ou seja, de maior oferta) é observado em maio (no caso do frango, em abril), enquanto a entressafra (maiores preços) ocorre seis meses depois, em novembro (provavelmente, o início da safra não é sentido já em dezembro por conta da forte demanda do mês de Festas).
Em 2010 está sendo assim – mas apenas para o frango. Historicamente (média 1998-2009), o preço do produto em abril corresponde a 86,2% do valor registrado em dezembro do ano anterior. Neste ano a diferença em relação à média histórica foi de apenas dois décimos, pois correspondeu a 86,0% (R$1,64/kg em dezembro/09; R$1,41/kg em abril/10).
Já boi e suíno vêm tendo comportamento oposto. Historicamente, o suíno chega a abril em situação pior que a do frango, com preço equivalente a 85% do valor alcançado em dezembro do ano anterior, enquanto o boi sofre desvalorização de cerca de 1%. Mas neste ano, ambos alcançaram, no mês de abril, valorização de cerca de 5% em relação aos preços praticados em dezembro, o que parece inusitado para esta época do ano (período de safra).
Esse comportamento sugere que a antiga correlação de preços entre boi e suíno e frango pode ter sido superado. É o fim – definitivo, parece – do antigo bordão que dizia que “o frango caminha no rabo do boi”.