Geral - Brasil será um dos grandes exportadores agrícolas, diz ONU
Data:
15/06/2010
O mundo vai precisar de muita carne, açúcar e soja nos próximos dez anos, e o Brasil vai suprir boa parte dessa demanda, de acordo com estimativas da FAO - Agência para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas.
Segundo a agência, a produção de açúcar deve crescer 31% e colocar o país na liderança do comércio internacional. O relatório da FAO também prevê que um terço da carne que vai abastecer o planeta sairá dos frigoríficos brasileiros.
O relatório também aponta uma grande expansão da produção de soja no Brasil. nos próximos dez anos, o país poderá se tornar o maior exportador mundial do produto, superando os Estados Unidos. Além disso, o crescimento da produção agrícola de um modo geral deverá ser superior a 40% até 2019, o dobro da média mundial. Isso deve acontecer porque, além de terra e água abundantes, a tecnologia no campo também tem evoluído muito.
Para Francisco Schardong, diretor da Farsul, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, "se tivermos uma política agrícola que nos ampare de modo mais permanente, vamos chegar a esses valores de produção tranquilamente", prevê.