Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Expointer - Maggi passou fim de semana em Esteio
Data: 29/8/2016

Desde a abertura da 39ª Expointer, no sábado, até o final da tarde de  ontem, o ministro Blairo Maggi, da  Agricultura (Mapa), cumpriu extensiva agenda na feira. O primeiro compromisso cumprido foi a participação  na solenidade de abertura, na manhã  de sábado. "Como a Expointer, não  tem nada parecido no Brasil. Temos  máquinas, animais e a forma como o  gaúcho se comporta", saudou. Defendendo que o Brasil só sairá da crise  com investimento na agricultura, argumentou que tem como prioridade  reduzir a interferência estatal nas  atividades. "Se o governo não atrapalhar, já ajuda muito." Sobre o cargo, contou que assim  que recebeu o convite para assumir  a pasta, questionou ao presidente  interino Michel Temer como deveria  se portar. "Resolva os problemas da  agricultura e me traga notícias boas",  foi a resposta que obteve. Demonstrando que a construção depende do  setor, pediu apoio do segmento para  solucionar os entraves. "Contem com  o Mapa e não deixem de levar os problemas para o ministério", clamou. O  que não faltou foi assunto a tratar ao  longo dos dois dias. Ontem, Maggi se  reuniu com os ministros da Agricultura da Argentina, Ricardo Buryaile, e  do Uruguai, Tabaré Aguerre.
O governo do Rio Grande do Sul,  que já vem empenhando esforços  para promover uma reaproximação  dos países do Mercosul, viu o encontro como resultado das primeiras  ações adotadas nesse sentido. Neste mês, por exemplo, o governador  gaúcho, José Ivo Sartori, liderou uma  missão à Argentina. Na reunião de  ontem, sinalizou que os temas debatidos estão alinhados com o que já  vem sendo discutido em relação ao  bloco. "Tratamos de questões bem  específicas, como aquilo que tratamos na Argentina sobre tecnologia,  inovação e sobre o mundo empresarial de todas as áreas da produção."  Sartori também informou que um  próximo encontro deve ocorrer em  novembro, em Porto Alegre.

A primeira reunião foi com Buryaile e teve como temáticas centrais  a sanidade e o intercâmbio na área  da pesquisa. "Entre as parcerias que  a Argentina busca com o Brasil, uma  delas é agregar valor à soja, que os  dois países, Brasil e Argentina, juntamente com EUA, são os maiores  exportadores", observou o argentino.

Maggi assegurou que aprofundará  a questão da soja. Responsáveis por  90% da produção do grão, EUA, Brasil e Argentina precisam ajustar posição para conversar com a China, que  impõe barreiras para a exportação  de farelo, defendeu. "A posição do  governo Sartori é muito importante e  deve ser tratada em nível de Codesul  para que o processo ganhe agilidade", afirmou. Na sequência, Sartori  se reuniu com o ministro uruguaio.  Aguerre elogiou a posição do Brasil  ao tratar o Mercosul como um bloco,  mas ponderou que as regras precisam favorecer a todos. No encontro,  foram tratadas questões referentes à  criação de uma política comum de  controle de enfermidades transfronteiriças para garantir a qualidade e a  competitividade dos produtos.
Fonte: Jornal do Comércio
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23