Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Geral - Prazo de entrega do ITR termina dia 30 de setembro
Data: 26/9/2016

O prazo para o envio da declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) à Receita Federal termina no dia 30 de setembro, que também é limite para a entrega do Ato Declaratório Ambiental (ADA) ao Ibama. A Farsul chama a atenção dos produtores rurais para que a data seja respeitada sob o risco das sanções impostas por atraso, como multas e impossibilidade emissão de certidões negativas necessárias para obtenção de financiamento bancário.

O assessor do Sistema Farsul, Derly Girard, destaca alguns pontos importantes no preenchimento dos documentos. As áreas plantadas e de pastagens devem ser claras na declaração do ITR, assim como o Valor da Terra Nua (VTN). “É preciso buscar o VTN junto às prefeituras ou procurar os nossos sindicatos rurais que irão orienta-lo”, explica. Existe um convênio entre prefeituras e Receita Federal . “Há um parâmetro de terra que as prefeituras informam. É preciso conhecê-lo para evitar um chamamento da Receita Federal por declarar valores abaixo da média”, alerta. 

Em relação as áreas de preservação ambiental, na declaração do ITR deve constar o protocolo de entrega do ADA ao Ibama. O documento garante a isenção do tributo desses espaço. Girard lembra que as informações devem ser relativas a 2015, “ aqueles que já entregaram o CAR (Cadastro Ambiental Rural) não devem usar esses dados neste ano, elas só servirão para o ITR 2017”, ressalta. 

Fonte: Imprensa Sistema Farsul
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23