Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Trigo - Boas práticas na produção de trigo é tema de seminários promovidos pela Farsul
Data: 26/9/2016

O trigo será tema de quatro etapas do Fórum Permanente do Agronegócio. Ijuí (27/09), Santa Rosa (28/09), Passo Fundo (04/10) e Cruz Alta (21/10) recebem o seminário Boas Práticas na Produção de Trigo: Oportunidades e desafios para a cadeia tritícola. A finalidade do evento é desencadear um processo que garanta segurança ao produtor e à sociedade desse produto que está presente diariamente na alimentação humana. 

Nos últimos dois anos, o excesso de chuva, além de incidência de geada, fizeram com que alguns produtores utilizassem a técnica de dessecação para a uniformização da lavoura às vésperas da colheita. Entretanto, além de não aconselhado, o método só pode ser feito com produtos recomendados. Se não for feito de forma correta, o procedimento corre o risco de deixar contaminantes no processo de manipulação do trigo.

Preocupados com isso, o Ministério Público junto com Ministério da Agricultura e Secretaria da Agricultura, irão realizar forte fiscalização nas plantações com o objetivo de coibir a prática da dessecação com produtos não recomendados. Procedimento semelhante já vem acontecendo no Paraná, onde já há registro de triticultores que foram autuados e lavouras interditadas. 

Para evitar situações semelhantes no Rio Grande do Sul, a Farsul, apoiada por outras entidades, promoverá as quatro edições do evento. O presidente da Comissão do Trigo da Federação, Hamilton Jardim, destaca que “A Farsul saiu na frente, ainda em tempo de corrigir algum problema nesta safra, o que particularmente não acredito que exista. Neste ano ela vem numa condição bem melhor do que foram as duas últimas. Talvez essa prática não seja tão usada”, comenta. 

O dirigente destaca que, com a programação que inicia na próxima semana e encerra durante a edição da Fenatrigo, o objetivo é “alertar o produtor rural e os formadores de opinião de que nós deveremos, se não estancar esse processo, diminuir drasticamente. Para isso se fez uma programação junto com a Câmara Setorial Estadual do Trigo e demais apoiadores”, explica Jardim. 

Cada edição do fórum terá a presença de auditores fiscais do Ministério e Secretaria da Agricultura, técnicos da Embrapa Trigo e Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, além representantes da Acergs, Fecoagro e Sinditrigo. Eles falarão sobre o controle de contaminantes, tecnologia de produção e manejo e segregação. “A gente espera chegar aos produtores rurais justamente num ano que a safra está se configurando bastante boa. Mas é uma safra preocupante, porque nós teremos excesso de oferta tanto no estado, quanto no Paraná e Mercosul. Se o produtor não primar pela qualidade, ele pode ter preços bastante baixos que é um risco já inerente a toda a cadeia do trigo”, projeta Jardim. 

Os eventos acontecem sempre no turno da manhã com início às 9 horas e entrada gratuita e sem a necessidade de inscrição antecipada. Mais informações podem ser obtidas nos sindicatos rurais locais. O Fórum Permanente do Agronegócio é uma realização do Sistema Farsul. O seminário Boas Práticas na Produção de Trigo: Oportunidades e desafios para a cadeia tritícola tem o apoio da Embrapa, Fecoagro, Acergs, Emater, Seapi, Fetag, SDR, Mapa, Crea, Sargs, Sinditrigo e Senai.

Calendário:
27 de setembro – Ijuí
Casa do Produtor – Parque de Exposições Vanderlei Burmann

28 de setembro – Santa Rosa
Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson

04 de outubro – Passo Fundo
Embrapa Trigo

21 de outubro – Cruz Alta
Parque de Exposições do Sindicato Rural

Fonte: Imprensa Sistema Farsul
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23