Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Geral - Sequenciam genoma de novo vírus do milho e do trigo
Data: 19/1/2018

Cientistas do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina e do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) sequenciaram o genoma completo de um novo vírus que afeta os cultivos de milho e trigo, o que poderia alentar medidas de controle.
O patógeno, batizado “vírus do canelado amerelo do milho”, causa estrias de cor amarela em folhas e vagens. Também gera nanismo e deformações nas estruturas reprodutivas das plantas afetadas. No milho, foi detectado nas províncias de Córdoba, Santa Fe e Buenos Aires.
No momento, os investigadores separaram o vírus e determinaram a sequência completa de seus mais de 12 mil nucleótidos ou eslavões de suas cadeiras de ARN. E comprovaram que se trata de um agente viral que é familiar de outro que afeta a cevada e outros cereais de inverno.
O trabalho foi publicado na revista “Archives of Virology” e constitui o primeiro grande passo para compreender “essa doença emergente no milho e no trigo, uma ferramente útil para futuros estudos epidemiológicos e biológicos deste novo vírus”, pontualizou a dra. María Fernanda Maurino, bolsista do Conicet no Instituto de Patologia Vegetal do Centro de Investigações Agropecuárias que depende do INTA.
“Neste momento continuamos os estudos referidos a aspectos biológicos do vírus, como por exemplo, determinar a que outras espécies de plantas pode transmitir-se. O conhecimento do alcance de plantas hospedantes do vírus é importante para compreender a epidemiologia deste doença”, indicou a doutora Analía Dumón, também autora do estudo e pesquisadora do INTA.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23