Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Milho - Manejo do milho: como escolher a melhor semente?
Data: 23/3/2018

Um dos critérios para escolha da semente de milho pelo produtor é o preço da cultivar. Em função da “tecnologia embarcada” neste insumo, o custo é significativo. O Circuito Tecnológico do Milho, realizado pela Aprosoja em parceria com a Embrapa, demonstrou que o custo médio do saco de semente na safrinha de 2016 ficou em R$ 324,72, sendo variável em razão do material semeado e da tecnologia transgênica disponível.
Manejo do milho
A Embrapa Milho e Sorgo produziu uma cartilha completa com orientações para todas as etapas da produção e manejo do milho. Os primeiros capítulos informam sobre os cuidados essenciais com os híbridos do cereal e quais os critérios seguir na aquisição de sementes de milho. “A semente impacta consideravelmente no custo de produção, portanto, a escolha correta da cultivar deve merecer toda atenção do produtor que pretende ser bem-sucedido em seu empreendimento”, afirma a Embrapa Milho na cartilha.  
Custos da semente
O custo de uma semente varia normalmente em função do seu potencial produtivo, dos eventos transgênicos introgredidos e de região para região. Normalmente, de acordo com especialistas, sementes advindas de empresas idôneas, licenciadas no Ministério da Agricultura devem ser priorizadas pelo produtor, pois elas são obrigadas a fornecer sementes com alto poder de germinação e vigor. Caso ocorra algum problema de qualidade, o produtor rural deve entrar em contato com os responsáveis pela venda para que as sementes sejam trocadas.  
Cuidado com o preço baixo
Sementes de empresas não licenciadas, muitas vezes adquiridas a um preço muito abaixo do praticado no mercado da região, podem trazer sérios prejuízos ao produtor. “Essas empresas, por trabalhar na clandestinidade, não garantem sementes com o mesmo potencial de germinação e vigor”, explica a Embrapa Milho. Assim, o produtor pode ter um custo menor na compra, mas se houver problemas de população de plantas em virtude de falhas na germinação, ele não terá a quem recorrer, e o prejuízo será garantido.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23