Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Geral - Dia de Campo trata de alimentação e sanidade animal em Santo Antônio da Patrulha
Data: 1/11/2018

Mais de 80 pessoas foram até a propriedade de Delésio Gomes de Fraga, em Tapumes, Santo Antônio da Patrulha, para participar do Dia de Campo sobre Alimentação e Sanidade de Bovinos, nesta terça-feira (30/10). A família, que é atendida pela Emater/RS-Ascar há anos, integra o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF) da SDR desde 2017, programa executado pela Emater/RS-Ascar. Os Fraga receberam outros agricultores para mostrar os resultados do melhoramento de campo nativo e o quanto isto reflete na qualidade e na comercialização do gado, ampliando a renda. ?Nosso futuro é aqui no meio rural e nós queremos nos tornar referência em produção de arroz irrigado e criação de gado de corte?, ressalta Fraga.
No Dia de Campo os participantes visitaram cinco estações. Na primeira, o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Guilherme Martins Costa, mostrou em uma fenda aberta no solo as camadas existentes e como as raízes das leguminosas se aprofundam e auxiliam na melhoria nos aspectos biológico, físico e químico. ?Em função do solo arenoso encontrado no local é indicada a melhoria do solo com plantas de cobertura, o plantio direto e o cultivo mínimo?, ressaltou.
A preservação do campo nativo e a melhoria dele foram os assuntos abordados em outra estação pelo agrônomo da Emater/RS-Ascar em Santo Antônio da Patrulha, Paulo Rohjan. Segundo ele é preciso primeiro analisar a adaptação ao clima no local que se quer plantar a leguminosa, o tipo de solo, a qualidade nutritiva e a produtividade, para depois fazer a escolha. Na propriedade dos Fraga foram plantados, em 2009, quatro hectares com serradela e azevém e outros dois com cornichão e azevém. ?Como o solo aqui é arenoso, foi preservado o pasto e melhorado o campo nativo para qualificar a alimentação para ser ofertada ao gado?, explica Rohjan. 
Como fazer o plantio de forrageiras perenes, suas características e benefícios foram explicados por Maicon Bertran e Fernando Silva, da Agrocomercial Canquerini e da Wolf Sementes, respectivamente. Ambos destacaram a melhoria da pastagem proporcionada pela braquiária híbrida e que, se bem manejada, pode durar até dez anos.
Na quarta estação o professor da Ufrgs, Harold Ospina, e três estudantes de zootecnia apresentaram várias formas de suplementação alimentar anual com produtos locais, como aipim, cana-de-açúcar e subprodutos da indústria do arroz. Ao final da atividade, os médicos veterinários da Emater/RS-Ascar, Carlos Roberto Vieira da Cunha e Alexandre Piccinini, explicaram as principais doenças que afetam os bovinos na região, como a tristeza parasitária bovina e a fasciolose, além do controle do carrapato.
O evento foi realizado pela Emater/RS-Ascar e Agrocomercial Canquerini no intuito de oportunizar que outros produtores conhecessem as melhorias feitas na propriedade dos Fraga, que possuem 50 hectares com cultivo de arroz irrigado e criação de gado de corte. O gerente da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Ademir Santin, prestigiou o Dia de Campo.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23