Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Arroz - Produtores de arroz no sul do RS sofrem com chuvas intensas e risco de perder até 50% da safra
Data: 14/1/2019

As fortes chuvas que caem na região sul do Rio Grande do Sul também ameaçam os produtores de arroz. O mês de janeiro apresenta volumes históricos de chuva e enchentes em diversos rios como Uruguai, Santa Maria e Rio Negro pelos grandes volumes em pouco tempo.
“O arroz irrigado, em sua grande maioria cultivado nas áreas de várzea e encostas, hoje devemos ter mais de 50% dessas áreas com bastante água e sob enchente. Outro fator é o grande número de dias nublados e o arroz necessita da luz solar para acumular os nutrientes necessários para o enchimento dos grãos. Então, estamos muito preocupados com as possíveis quebras nas lavouras de arroz, principalmente se confirmarem essas previsões, continuar chovendo e as lavouras ficarem três ou quatro dias em baixo da água e, aí sim, podemos ter mortes de plantas e produtores com prejuízos de até 50%”, afirma Rodrigo Borba Móglia, presidente do Sindicato Rural de Bagé/RS em entrevista para o Notícias Agrícolas.
Diante desse cenário, o produtor deve buscar reduzir os custos e aguardar que as chuvas parem de atingir a região para poder garantir a produção nessa safra, sob risco de não conseguirem fechar a conta dos custos de produção que aumentaram muitos nos últimos anos e até mesmo deixar o cultivo do arroz, substituindo-o por outras culturas.
“O produtor deve segurar de toda maneira os custos de produção. Nós já tivemos aqui uma redução de 10% na área plantada de arroz justamente por essa baixa remuneração da cultura. Os produtores que permanecem na cultura permanecem as custas de sua eficiência e aumento da produtividade, mas em determinado ponto a corda estica até que arrebenta. Nós já temos muitas áreas que foram substituídas por soja e até mesmo pela pecuária e, se confirmando essas quedas e os preços não melhorarem, provavelmente no próximo ano teremos uma diminuição ainda maior na área de arroz”, comenta Móglia.

Fonte: Notícias Agrícolas
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23