Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Arroz - Brasil precisa negociar fim de tarifa no comércio de arroz com o México
Data: 22/5/2019

Mexicanos incluíram retirada de taxa de importação do feijão na revisão do acordo bilateral. Entidade defende a mesma medida para o setor orizícola brasileiro
A recente abertura do mercado mexicano ao arroz beneficiado brasileiro ainda requer ajustes para potencializar o fluxo comercial. O principal é a inclusão, na revisão do acordo bilateral entre México e Brasil, de tarifa zero para exportação do cereal àquele mercado ou a criação de uma cota para importação livre de taxa, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz).  
Em correspondência encaminhada à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a entidade pontuou que aquele país já incluiu na revisão do acordo bilateral a retirada da tarifa de importação do feijão, hoje em 10%. A leguminosa entrou na negociação como contrapartida ao arroz brasileiro.
Diante disso, a Abiarroz reforçou a necessidade de o Brasil também buscar a eliminação das tarifas de 10% para exportação de arroz parboilizado e de 20% para o branco/esbramato. A entidade lembra ainda que o Uruguai – parceiro do Mercosul –, e os Estados Unidos, ambos concorrentes do Brasil – já têm taxa zero.
“Atualmente, existe uma cota para o arroz beneficiado brasileiro, de 150 mil toneladas, livre de imposto de importação, com vigência até dezembro de 2019. Ultrapassada esse limite, a tarifa incidente sobre a importação de arroz é de 20%”, enfatiza o presidente da Abiarroz, Elton Doeler.
A Abiarroz defende a intensificação das tratativas para eliminar a tarifa ou criar a cota como forma de assegurar a competitividade do Brasil no mercado de arroz e a efetiva relação comercial entre os dois países.
A entidade ressalta ainda a importância do mercado do México para a sustentabilidade da cadeia produtiva do arroz, uma vez que o Brasil é autossuficiente na sua produção e ainda absorve os excedentes dos parceiros do Mercosul. Por isso, considera relevante a negociação de tarifa e/ou cota para a exportação do arroz brasileiro para o México.
A Abiarroz também está fazendo gestões com o Ministério das Relações Exteriores para a retirada da tarifa do arroz para o mercado mexicano e/ou o estabelecimento de uma cota.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23