Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Café - Florada do fim de semana foi muito boa
Data: 15/10/2019

No último final de semana, abriu a florada principal dos cafezais do sudeste brasileiro. Já no domingo, produtores e agrônomos compartilharam fotos e vídeos com os melhores ângulos e talhões de cafeeiros cobertos de flores. A florada foi descrita como muito boa pelos técnicos e as imagens que circularam são bonitas e animadoras. Renovaram as esperanças dos cafeicultores brasileiros que acabam de colher uma safra de ciclo baixo e má qualidade.
Se somarmos outras informações jogadas no mercado nesta semana a essas informações sobre a abertura das floradas:
- Na quarta-feira, dia 9, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) divulgou que o Brasil exportou 3,2 milhões de sacas de café em setembro deste ano. O volume representa um aumento de 2,6% em relação a setembro de 2018, sendo o melhor resultado para o mês nos últimos cinco anos.
- No mesmo comunicado, o Cecafé informou que no acumulado dos últimos 12 meses (outubro de 2018 a setembro de 2019) as vendas para o exterior alcançaram 42,2 milhões de sacas. Um volume digno de registro.
- Em seguida à divulgação do Cecafé, a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) informou que, em 2019, o Brasil deverá bater seu recorde histórico em volume exportado de café solúvel.
- A volta das tensões econômicas entre EUA e China levou a uma nova escalada do dólar frente ao real nesta semana.
Fica fácil entender o ambiente negativo criado para os preços do café em Nova Iorque. Principalmente para os operadores que só trabalham olhando para o curto prazo. Os contratos de café na ICE Futures US fecharam em baixa nos quatro primeiros pregões da semana. Hoje, com o dólar recuando frente ao real (a informação de que o presidente americano e o vice-premiê chinês estão reunidos em Washington desanuviou os mercados globais), as cotações do café começaram a se estabilizar. Os contratos para dezembro próximo na ICE fecharam com uma pequena alta de 20 pontos. Na semana, esses contratos acumularam queda de 530 pontos.
No mercado físico brasileiro de café, os negócios que já vinham sendo fechados com dificuldades, devido aos preços baixos oferecidos pelos compradores, travaram de vez e a semana foi bastante negativa.
Em nossa opinião, o embarque de 42,2 milhões de sacas em doze meses sem um aumento significativo dos estoques nos países consumidores, além de confirmar o crescimento do consumo mundial de café, mostra que o Brasil está ganhando novos mercados e aumentando a participação do café brasileiro no consumo global.
Nossa safra atual de ciclo baixo mostrou-se menor do que a inicialmente projetada, além de já estar clara a queda de sua qualidade média devido aos problemas climáticos que enfrentamos. Vamos ver até quando conseguiremos manter o ritmo atual de embarques mensais.
Esses mesmos problemas climáticos já comprometeram o potencial máximo de nossa próxima safra 2020 e não teremos uma nova safra recorde no próximo ano. A florada que abriu no último final de semana aliviou um pouco as preocupações dos cafeicultores brasileiros, mas o tempo terá de correr com muita regularidade até junho próximo para que ela se mostre uma boa safra de ciclo alto e de boa qualidade.
Os preços praticados atualmente não refletem a falta de estoques excedentes no Brasil e o delicado equilíbrio para podermos cumprir, em 2020 e 2021, nossos compromissos na exportação e no consumo interno.
Esses preços também desestimulam os cafeicultores a fazerem todos os investimentos e tratos culturais indispensáveis para que a qualidade da próxima safra atenda as necessidades de qualidade que o mercado mundial deseja.
O Cecafé informou que no último mês de setembro foram embarcadas 3.232.296 sacas de 60 kg de café, aproximadamente 3% (81.374 sacas) a mais do que no mesmo mês de 2018 e 4% (127.166 sacas) a menos do que no último mês de agosto. Foram 2.644.471 sacas de café arábica e 263.121 sacas de café conilon, totalizando 2.907.592 sacas de café verde, que somadas a 323.124 sacas de solúvel e 1.580 sacas de torrado, totalizaram 3.232.296 sacas de café embarcadas.
Até dia 10, os embarques de outubro estavam em 308.267 sacas de café arábica, 6.887 sacas de café conilon, mais 15.436 sacas de café solúvel, totalizando 330.590 sacas embarcadas, contra 584.664 sacas no mesmo dia de setembro. Até o mesmo dia 10, os pedidos de emissão de certificados de origem para embarque em outubro totalizavam 971.370 sacas, contra 1.277.100 sacas no mesmo dia do mês anterior.

Fonte: Café Point
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23