Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Clima - Semana começa com muitas chuvas e temporais no Sul
Data: 29/6/2020

O Sul do país segue com muitas chuvas no início desta semana. Em algumas regiões do Rio Grande do Sul são esperados temporais e volumes acumulados de mais de 80 mm. Essas instabilidades trazem algumas garoas para o Sudeste e o Centro-Oeste, bem pontual
SUL
A semana já começa com muitas chuvas para a região Sul. Nesta segunda-feira todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina terão chuvas, os maiores volumes acontecem na parte leste dos estados, com volumes de pelo menos 20 mm. Já no Paraná, as chuvas devem ficar restritas a parte sul do mapa, até a altura de Cascavel, mas com baixos acumulados, de no máximo 3 mm.
Na terça-feira as instabilidades se intensificam e muitas cidades dos três estados devem registrar verdadeiros temporais. O Rio Grande do Sul deve ter as maiores de chances de problemas e, nestas áreas, a chuva ocorre a qualquer momento do dia, com altos volumes, descargas elétricas e ventos extremamente fortes.. Em Teutônia (RS), por exemplo são esperados mais de 80 mm acumulados. Em Chapecó são esperados 20 mm. Já no Paraná as chuvas avançam mapa acima e agora só o Norte, Nordeste e noroeste do estado não terão chuvas.
SUDESTE
A segunda-feira deve ser marcada por tempo seco nas áreas agrícolas de São Paulo e Minas Gerais.
Na terça-feira o tempo não muda muito e são esperados apenas chuvas pontuais no sul de São Paulo, Itapeva (1 mm) e nordeste de Minas Gerais.
CENTRO-OESTE
Durante a segunda-feira o tempo firme volta a prevalecer em boa parte de Mato Grosso do Sul mas com temperaturas baixas, a exceção é o extremo sul de Mato Grosso do Sul onde algumas pancadas isoladas ainda podem ocorrer, com temperaturas mais baixas ainda. As chuvas provocam baixo acumulado, e já começa no início do dia. Elas são instabilidades nos médios níveis da atmosfera e também vem da região do Paraguai. Entre Mato Grosso e Goiás, sem chuva, propício para diminuição da umidade relativa do ar e aumento dos índices de queimada. Salienta-se que Goiânia e Cuiabá estão a mais de 30 dias sem cair uma gota sequer.
Na terça-feira um nova frente fria já se aproxima da região Centro-Oeste, o oeste e sul de Mato Grosso do Sul deve registrar chuva em forma de pancadas com chances para de trovoadas e rajadas de vento que chegam aos 100km/h no decorrer do dia, em especial no sul do estado. Os acumulados não devem ser altos, mas as pancadas podem ser fortes, e com risco de vendavais.Nas demais áreas do Centro-Oeste, estão sob a influência de uma massa de ar seco que deixa o tempo ensolarado. As temperaturas caem mais se comparadas com o dia anterior no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, nas demais áreas do estado ficam mais elevados se comparada aos dias anteriores. Já em Mato Grosso e em Goiás esquenta mais à tarde, e nessas horas mais quentes do dia a umidade do ar volta a cair, e ficar em níveis críticos, abaixo de 30%, inclusive no centro norte de MS.
NORDESTE
Não há previsão de chuvas para as áreas agrícolas da Bahia nesta segunda-feira, principalmente na parte oeste do estado. No Piauí instabilidades bastante pontuais afetam no norte do estado, próximo a Esperantina (1 mm). O mesmo é esperado para o Maranhão nesta segunda-feira, chuvas apenas no norte do estado, com no máximo 1 mm.
Na terça-feira nada muda e as áreas agrícolas da Bahia seguem com tempo firme, assim também como no Piauí. Chuvas mesmo, quer dizer, garoas, só no norte do Maranhão.
NORTE
A condição de tempo não muda nesta segunda-feira na Região Norte do país. Isso porque as instabilidades tropicais seguem atuando e provocando chuva principalmente na metade norte da região, incluindo Roraima e o Amapá. Já no Tocantins a situação fica cada vez mais preocupante, uma vez que o estado já registra muitos focos de queimadas, e a umidade do ar fica extremamente baixa no meio da tarde, assim como no sul do Pará e do Amazonas, e em Rondônia.
Na terça-feira a chuva diminui sobre o Acre e o tempo firme volta a prevalecer no sudeste do estado. Áreas entre o Tocantins e o sul do Pará e do Amazonas e em Rondônia continuam com tempo firme devido à presença da massa de ar seco, aliás, nessas áreas a umidade do ar cai no meio da tarde, atingindo valores iguais ou abaixo dos 30%. Nas demais áreas da região, o dia fica abafado com eventuais pancadas pontuais de chuva. Essas pancadas de chuva ocorrem mais à tarde, e são acompanhadas por raios e descargas elétricas.

Fonte: Canal Rural
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23