Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Soja - RS: Sojá está em desenvolvimento vegetativo e plantio atinge 35% da área estimada
Data: 20/11/2020

A última semana com predomínio de tempo seco teve avanços das lavouras de soja em algumas regiões do Estado, favorecidas pela presença de chuvas esparsas que recompuseram a umidade dos solos. De acordo o Informativo Conjuntural, produzido e publicado nesta quinta-feira (19/11) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, a implantação da cultura já chega a 35% no Rio Grande do Sul, estando toda ela em desenvolvimento vegetativo.
O tempo seco que predomina na maioria das regiões do Estado segue dificultando o avanço dos plantios e afeta o desenvolvimento do milho. O plantio alcança 80% das áreas estimadas para esta safra. No Estado, já há 490 comunicações de ocorrência de perdas para cobertura do Proagro. A sequência de dias de tempo seco no Estado, apesar de períodos de chuvas esparsas e de baixo volume, não interrompeu o plantio do arroz que já chega a 94%. O clima de tempo seco com registro de chuvas esparsas e com baixos volumes em algumas regiões também favoreceu o avanço da colheita do trigo, que alcança 97% da área cultivada. 
OLERÍCOLAS
Na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, as condições de ausência de chuvas, somado ao aumento das temperaturas, alguns dias com alta irradiação solar, baixa umidade relativa do ar e ventos dificultam a produção de olerícolas, principalmente para autoconsumo e onde não houve investimentos em irrigação. Produtores especializados abastecem os mercados, feiras e venda direta aos consumidores, pois investiram em irrigação e cultivam em condições abrigadas. Esses estão em uma situação melhor, mas preocupados com a manutenção do nível dos reservatórios de água, que está baixo.
FRUTÍCOLAS
Na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, os ventos de moderados a fortes ocorridos no sábado à noite contribuíram para uma queda acentuada de pequenos frutos de manga, limão e laranja. Os cultivos de melão e melancia que não são irrigados têm sua produção comprometida, pois o nível dos reservatórios que abastecem essas irrigações está bastante reduzido, com possibilidades de não ofertar água até o final do ciclo. Colheita da laranja Valência em andamento, com aproximadamente 95% da área colhida.
Na de Ijuí, segue a colheita do pêssego com baixa oferta de produto e venda mais expressiva para os mercados e pouca venda direta aos consumidores. Videiras continuam com desenvolvimento satisfatório com boa sanidade, diminuindo a necessidade de aplicação de fungicidas. Produtores realizam a desbrota e desfolha. Melão e melancia com crescimento acentuado e boa emissão de ramos laterais e formação de frutos adequada. Primeiras áreas cultivadas com melão em início de colheita.
SILVICULTURA 
Na regional de Bagé, segue o manejo das florestas. A produção das florestas comerciais de eucalipto está entre 260 e 580 metros cúbicos por hectare, segundo levantamentos de inventários florestais com idades entre oito e 12 anos, realizados pelas empresas. As florestas de acácia-negra têm produção entre 250 e 350 metros cúbicos por hectare em plantios com idades entre oito e 11 anos. Atualmente, grande parte das florestas está em estágio de engrossamento do caule para produção de madeira.  
Acesse o Informativo Conjuntural completo em https://bit.ly/2UHs6CZ

Fonte: Emater/RS
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23