Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - PREVISÃO DO TEMPO: saiba como será a quarta-feira
Data: 3/3/2021

Para esta quarta-feira (03/03) o padrão dos ventos mantém-se praticamente inalterado em relação ao dia, de forma que o corredor de umidade entre a região norte em direção ao sul do país continua contribuindo para as pancadas de chuvas no setor centro oeste e sul do país. Além disso, a região de alta pressão, que diminui a condição para a formação de nuvens carregadas, continuará atuando sobre parte do sudeste e nordeste. Já na faixa norte e nordeste do país as chuvas também marcarão presença nesta quarta.
Entre a quinta e a sexta-feira (04 e 05/03), uma região de baixa pressão mais significativa, vai avançar reforçando as instabilidades em parte do centro-sul do país, aumentando de forma considerável os volumes de chuva, principalmente na sexta-feira entre o MS e centro-oeste da região sul. Entre o sábado e o domingo (06 e 07/03), uma nova frente fria ajuda a canalizar o fluxo de umidade na faixa interior do país, o que favorece o estabelecimento de um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Esta ZCAS concentrará as chuvas entre o AM e parte do Sudeste (SP e RJ), e se deslocará para norte, gradativamente, de forma que quebra a condição de tempo seco em MG e ES entre o domingo e a segunda-feira (08/03). Na faixa norte, espera-se volumes pontuais de chuva significativos se estendendo até áreas do norte do Nordeste, principalmente entre o MA, PI e CE. 
Saiba como será o tempo em cada região:
Região Norte
Sem sofrer mudanças significativas no padrão da atmosfera, o tempo sobre a região norte continua com a possibilidade de pancadas de chuva em todas as áreas da região. Entretanto, nas áreas próximas ao sudoeste e sul do AM, em todo estado do AC e na grande região de Madeira-Guaporé ao norte de RO, há condições para pancadas de chuvas localmente fortes que podem causar eventos significativos devido aos grandes volumes de chuva já registrados nos últimos dias nessas regiões. Além disso, há condições também para temporais localmente fortes entre o leste e sul do estado do PA.  
Região Nordeste
Apesar do deslocamento mais a leste do centro do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), agora posicionado mais em alto mar, este sistema ainda tem influência sobre grande parte dos estados do MA, PI e CE.  Além disso, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também contribui para a formação das chuvas no norte da região nordeste. Desta forma, no norte piauiense há possibilidade de chuvas com volumes significativos, superiores aos 60 mm pontualmente. No entanto, entre a parcela sul da BA até o oeste de PE e PB, a condição é para que o dia fique mais seco. Mas, na faixa leste desta região, há possibilidade de chuvas fracas e passageiras.
Região Centro-Oeste
As chuvas ainda têm grande influência do fluxo do ar quente e úmido da região amazônica, passando sobre parte dos estados do centro-oeste, em direção ao sul do país. Esta umidade, aliada ao forte calor em superfície e a instabilidades a cerca de 10 km  de altitude, favorecem os temporais entre o norte do MT, oeste de GO ao sul do MS. São esperados também temporais que podem ser localmente fortes, em especial no norte do MT e sul do estado do MS. Entre as regiões de divisa com MG no GO e no DF, o tempo segue sob a influência da região de alta pressão, que diminui a capacidade de formação das nuvens carregadas, porém não se descarta temporais isolados e mal distribuídos, associados ao forte calor diurno.
Região Sudeste
Em grande parte do estado de MG, ES, RJ e norte do estado de SP, será a área de alta pressão o sistema que predomina o tempo na região. Assim, é esperado que o tempo fique mais seco, porém devido ao forte calor há a possibilidade de temporais isolados, principalmente na região do Triângulo Mineiro. Já no oeste e sul do estado de SP, parte do fluxo de umidade amazônica passa pela região, dando as condições favoráveis para as chuvas, que poderão ser volumosas. 
Região Sul
Além da grande quantidade de umidade disponível na atmosfera, tanto a umidade carregada pela massa de ar quente e úmido da amazônia, quanto da umidade do oceano Atlântico, há a presença de um cavado  - região alongada de baixa pressão - sobre o sul de SC e norte do RS. Desta forma, todas as áreas da região sul tem condições para pancadas de chuvas e que poderão ocorrer a qualquer momento do dia. Sendo que, nas regiões próximas à Foz do Iguaçu no PR, oeste e planalto norte de SC, e áreas adjacentes à Santa Rosa e Três Passo no noroeste gaúcho as pancadas de chuva poderão ser localmente fortes, com raios, vendavais e eventual queda de granizo porém de forma isolada.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23