Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Feijão - Porque caiu o consumo de feijão?
Data: 9/4/2021

“Matemática básica precisa ser exercitada de vez em quando. Discute-se muitas vezes quanto caiu ou tem caído o consumo de Feijão no Brasil, porém volto a insistir: quanto nós temos produzido per capita de Feijões?”. O questionamento é levantado pelo Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses (Ibrafe).
De acordo com a entidade – a mais representativa do setor de pulses e colheitas especiais do Brasil – se “não produzimos mais do que treze quilos ‘per capita’ anualmente, como poderemos ter consumo de dezessete quilos ‘per capita’?” 
“Pode ser até que esta discussão se dê em hora errada, uma vez que a questão atual é que o preço está tão alto que o consumo caiu como nunca. Mas acredito na relevância dessa discussão. Acredito porque precisamos saber qual seria o hipotético ponto de equilíbrio da produção”, destaca o presidente do Ibrafe, Marcelo Lüders. 
Acredito que seja pertinente também, acrescenta o dirigente, para “chamar atenção de todos ao fato de que nem isso se faz com competência na área pública”. O presidente da entidade lembra que é a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) o órgão encarregado de “avaliar números e propor políticas adequadas para cada setor”. 
“Mas o grau de marginalidade que o setor sofre de alguns órgãos, como a Conab, precisa ser denunciado até que acordem. Afinal, são eles ou não que deveriam cuidar do abastecimento? O Ministério da Saúde, este sim, surpreendentemente, tem avaliações que nos dão ideia de como anda o consumo nacional”, conclui Lüders.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23