Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - Queda nas temperaturas no Centro-Sul do Brasil
Data: 7/5/2021

Nesta sexta-feira (07/05) o avanço da frente fria provocará poucas chuvas no sul e no sudeste, mas promoverá o avanço da massa de ar polar sobre o centro-sul do país, podendo provocar até mesmo friagem em algumas áreas da região norte. No entanto, em uma grande área entre o centro-oeste, sudeste e parte do nordeste o tempo será seco, com poucas condições para chuvas. Já na faixa do extremo norte do Brasil, as chuvas persistem com potencial para temporais localmente fortes. 
Para o final de semana (08 e 09/05), a frente fria continua avançando de forma oceânica, provocando chuvas nas áreas do litoral paulista e fluminense. Porém no domingo, há uma tendência para a intensificação dos volumes de chuva no por conta dos ventos que sopram do oceano para o continente, no leste do Nordeste do país, especialmente do litoral da BA ao de AL. Ao mesmo tempo, a massa de ar polar perde força, apesar de ainda manter as temperaturas abaixo dos 5°C nas áreas das serras gaúcha e catarinense, as condições para formação de geadas diminuem. E na região central do país o tempo ainda continuará seco nos próximos dias. 
Saiba como fica o tempo para cada região: 
Região Norte
O padrão do tempo permanece sem grandes alterações na região. Além da forte influência termodinâmica, ou seja, o forte calor e a grande quantidade de umidade disponível no ar, nesta quinta feira as instabilidades de altitude também auxiliam na formação de temporais em parte do norte do País. Desta forma são esperadas pancadas de chuvas no oeste do AM, RR, região do Baixo Amazonas ao noroeste do PA, e sul do estado do PA. Já no extremo sul do estado do TO, AC e RO as instabilidades serão menores, devido a atuação da massa de ar seco. Ao passo que no estado do AP e norte do PA as chuvas podem ser fortes de forma localizada, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). 
Região Nordeste
De maneira geral, o tempo será mais seco em grande parte da região, especialmente no interior do estado da BA, sul do PI e entre SE ao RN. Porém, a influência da ZCIT na faixa norte dos estados do MA, PI, além de instabilidades de altitude, contribui para a formação de nuvens carregadas e há condições para chuvas localmente fortes, provocando acumulados superiores aos 30 mm ao norte do MA. Outra contribuição para as chuvas na região nordeste, fica para a influência dos ventos que sopram de leste, carregando a umidade do mar para a costa da região, provocando uma maior nebulosidade no recôncavo baiano.
Região Centro-Oeste
Em praticamente todas as áreas da região o tempo terá o predomínio da  massa de ar seco e sem condições para a formação de nuvens carregadas. Porém no estado do MS haverá uma maior concentração de nuvens, devido à influência da frente fria, mas sem condições para chuvas. O destaque ficará para a queda acentuada das temperaturas com o avanço da massa de ar polar, derrubando as temperaturas até a metade oeste do estado do MT, especialmente no período da manhã onde os termômetros poderão ficar abaixo dos 10°C ao sul do MS, e próximos dos 15°C na região de Alto Guaporé no oeste do MT. Mas esses valores seguem em elevação no período da tarde, atingindo marcas superiores aos 30°C no estado do GO, leste de MT e norte do MS.
Região Sudeste
Haverá mudança no tempo na região, porém ainda de forma restrita à faixa leste, isso devido à atuação da frente fria, que estará atuando de forma oceânica. Portanto, é esperada uma maior cobertura de nuvens em todo o estado de SP, RJ, ES, sul e leste de MG; mas as chuvas mais volumosas se concentraram no litoral de SP e RJ. Em relação às temperaturas, o amanhecer é ameno com termômetros marcando próximos dos 15°C no oeste de SP, abaixo dos 10°C nas regiões serranas entre SP, MG e RJ. Mas no período da tarde, regiões do oeste de SP e norte de MG poderão ter temperaturas acima dos 30°C. 
Região Sul
A frente fria continua atuando na região, porém restrita à faixa leste do PR e litoral norte de SC. Apesar do sistema ainda atuar na região, os volumes de chuvas previstos são baixos. A maior influência no tempo da região sul é a massa de ar polar, tal que na manhã desta sexta-feira são esperadas temperaturas abaixo de 0°C nas regiões de serra, e em áreas com céu limpo pela madrugada e amanhecer, há grande chances para formação de geadas, como na faixa central do estado gaúcho, áreas serranas e oeste de SC.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23