Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - Nova frente fria avança pelo Sul
Data: 10/5/2021

Nesta segunda-feira (10/05) o avanço de uma nova frente fria pelo sul do país, manterá as chuvas em algumas localidades da região, especialmente ao sul. Além disso, no decorrer do dia, a influência da circulação marítima deixará o tempo com uma maior variação de nebulosidade na costa leste, entre o sul e sudeste do país, com eventuais episódios de chuvas leves. No litoral do nordeste, a presença de um cavado - região alongada de baixa pressão - influenciará nas chuvas, com potencial para ser localmente fortes. Chuvas fortes também na faixa norte do país.
Na terça-feira (11/05), a frente fria ganhará força e avançará para o norte do RS, SC e sul do PR, podendo provocar acumulados de chuva expressivos e na forma de temporais. Além disso, as chuvas sobre o estado da BA diminuirão, bem como os volumes no interior da região nordeste como um todo, porém as temperaturas no amanhecer poderão ser inferiores aos 15°C no centro-sul da BA e norte de MG. Na quarta (12/05), o sistema frontal continuará avançando de forma expressiva, mantendo as chuvas em parte do estado de SC, e marcando o retorno dessas chuvas para o estado do PR, sul do MS e sul de SP, à medida que a massa de ar frio e seco se estabelece na retaguarda do sistema, aumentando as condições para formação de geadas na região sul do RS. Na quinta (13/05), a frente fria se desloca para o oceano, não adentrando o interior do país mantendo as chuvas apenas no litoral da região sudeste. Ao mesmo tempo, a massa de ar polar, frio e seco, ganha força  derrubando ainda mais as temperaturas no centro-sul do país.
Saiba como fica o tempo para cada região: 
Região Norte
As chuvas para esta segunda-feira ficarão concentradas na parcela central da região norte, especialmente do norte à sudeste do estado do AM, região do Baixo Amazonas no PA, e no setor norte do estado de RO. Essas chuvas são provocadas, principalmente, pela influência do calor na superfície e da alta disponibilidade de umidade no ar. Outra região com maiores condições para chuvas volumosas, é no estado do AP e norte do estado do PA, devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), dando condições para acumulados superiores aos 30 mm ao norte do estado do AP. Porém a massa de ar seco, remanescente da última frente fria, atuará no estado do AC e sul de RO, diminuindo assim as condições para formação de nuvens carregadas. Bem como no estado do TO, onde não há condições para chuvas e no leste do PA, com poucas condições para chuvas, devido a atuação de uma massa de ar seco. 
Região Nordeste
No litoral da região há a influência de dois sistemas importantes que manterão as condições favoráveis para chuvas na região. No litoral norte do nordeste, é a ZCIT quem favorece a formação das nuvens carregadas, atuando de forma expressiva no norte do MA, norte do PI com condições para grande volumes de chuva em um curto período de tempo e acumulados próximos aos 50 mm; e de maneira menos intensa no estado do CE. Já no litoral da BA, a partir do Recôncavo Baiano e nos estados de SE, AL e PE, devido à influência de um cavado - região alongada de baixa pressão - há condições para chuvas significativas, onde os volumes podem atingir a marca dos 30 mm, pontualmente. Entretanto, no interior da região, como em áreas do sul do MA, sul do PI e oeste da BA, não há condições para chuvas, por conta da atuação de uma massa de ar seco.
Região Centro-Oeste
Em praticamente toda a região centro-oeste o predomínio de uma região de alta pressão nos níveis intermediários da atmosfera (cerca de 5 km de altitude) impede a formação de nuvens carregadas. Desta forma, entre o MS, GO, DF, e boa parte do estado do MT, a condição é de tempo seco. Apenas no noroeste do MT, na grande região de Aripuanã tem condições para a ocorrência de chuvas, muito associadas à umidade amazônica. Vale destacar também o estado de atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar, que poderão ser inferiores aos 20% ao sul do MT, sul do GO e grande parte do estado do MS. Além de temperaturas elevadas no período da tarde, com termômetros marcando acima dos 34°C no norte do MS e sul do MT. 
Região Sudeste
Tempo seco em toda a região sudeste. Uma área de alta pressão, a 5 km acima da superfície, influenciará na região, impedindo a formação de nuvens carregadas e favorecendo uma tarde seca e com temperaturas elevadas, sobretudo, no oeste do estado de SP e Triângulo e Mineiro. Na faixa litorânea e leste do estado mineiro, por conta da influência da circulação marítima haverá uma maior variação de nebulosidade, porém com poucas chances para chuvas na região. Vale ressaltar que no oeste de SP e Triângulo Mineiro, as temperaturas máximas do dia serão superiores aos 32°C e com os índices de umidade relativa do ar abaixo dos 40%.
Região Sul
Uma nova frente fria avança para a região sul. A princípio, o sistema ficará restrito ao sul do RS nesta segunda-feira, trazendo acumulados de chuva superiores aos 20 mm nas regiões da Campanha Gaúcha. Sendo que neste dia, não há condições para chuvas fortes, mas sim chuvas persistentes, com o céu bastante encoberto em todo o período do dia. Como o sistema ainda ficará restrito à região sul da região, ao norte do estado gaúcho, SC e PR, não há condições para chuvas nesta segunda-feira. Apesar disso, no leste de SC, o dia terá uma maior variação de nuvens devido à circulação marítima. Embora as temperaturas no amanhecer serão baixas, próximas dos 5°C nas regiões de serra e interior dos estados de SC e PR, não há condições significativas para formação de geadas. E no período da tarde as temperaturas ficarão elevadas, especialmente no oeste de SC e noroeste do PR. 

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23