Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Soja - Colheita de soja está quase concluída
Data: 18/5/2021

A colheita da safra de soja 2020/21 do Brasil está se encaminhando para o final. Até a última sexta-feira (14) o percentual atingiu 98,3% da área total. Na semana anterior o índice estava em 96,7%. Seis Estados finalizaram os trabalhos no campo. São eles: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
O Rio Grande do Sul já colheu 94% das lavouras implantadas com a cultura da soja, restando somente 6% áreas de grande escala, de safrinha e várzeas em maturação.
Na Bahia a colheita também se encaminha para o final. O Estado foi novamente o campeão nacional de produtividade, atingindo média de 67 sacas por hectare, superando o estado de  Minas Gerais, que colheu 62,5 sacas/ha.
Em Tocantins, com a proximidade da finalização do processo de colheita, a produtividade média das lavouras situou-se abaixo da média histórica, ora calculada em 3.178 kg/ha. Fatores como o veranico, que acometeu a lavoura durante as fases críticas (floração e enchimento de grãos) e o excesso de chuvas durante o início do processo de colheita, retardando o acesso dos maquinários às áreas cultivadas, explicam o baixo desempenho.
No Maranhão, a colheita na região sul, a mais importante na produção de grãos, encontra-se praticamente finalizada. Na microrregião de Chapadinha, a cultura implantada entre dezembro e meados de fevereiro teve bom desempenho em razão do regime de chuvas. As lavouras nesta região encontram-se nos estágios de enchimento de grãos e maturação, com algumas unidades produtivas iniciando a colheita na última semana de abril. 
Em Santa Catarina as produtividades recordes esperadas em janeiro e fevereiro foram desconsideradas devido à falta de chuvas em março e abril nas regiões produtoras. Ainda assim, espera-se obter uma média de 3.409 kg/ha, valor 3% superior ao obtido na safra anterior, que alcançou 3.310 kg/ha. 
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a safra deve somar 135,4 milhões de toneladas da oleaginosa, uma alta de 8,5% em relação a safra anterior. A área plantada de soja no período 2020/21 apresentou crescimento de 4,2% em comparação à safra anterior, atingindo 38,5 milhões de hectares. Apesar dos problemas com o clima, vivenciadas pelas lavouras tanto no plantio quanto na colheita, a produtividade alcançada registrou incremento de 4,1% em relação ao exercício passado.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23