Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Feijão - Variação genética melhora aptidão do feijão ao calor
Data: 14/6/2021

Com o cruzamento do feijoeiro com uma espécie silvestre adaptada aos desertos, foi criada uma população de mapeamento genético que permite analisar a tolerância ao calor, o que aumentaria a capacidade de adaptação às condições ambientais do feijoeiro. Dentro da população de estudo, variáveis como rendimento por hectare, peso médio das sementes, peso seco das cascas e peso seco dos caules em condições de estresse térmico foram observadas. 
No decorrer da pesquisa, foram encontradas diferentes regiões genéticas que explicam a adaptabilidade a altas temperaturas e que deixam claro que essa tolerância é uma característica que depende de múltiplos genes. É o que afirma o engenheiro agrônomo Sergio Andrés Cruz Ruiz em seu trabalho de pós-graduação intitulado "Identificação de QTLs associados à resistência ao estresse térmico em populações interespecíficas de feijão comum derivadas de  Phaseolus acutifolius ". 
O trabalho foi dirigido pelo Dr. Steve Beebe, diretor do Programa de Melhoramento Genético do Feijão do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) da Colômbia, e pela professora Diana Carolina López Álvarez, doutora em Ciências Agrárias e Ambientais Naturais, e apresentada no Mestrado em Ciências Agrárias da Universidade Nacional da Colômbia (UNAL) Sede de Palmira. “Esta pesquisa busca usar uma espécie silvestre adaptada a condições de baixa umidade para contrariar a vulnerabilidade de certas culturas às mudanças climáticas, no caso o feijão”, diz o agrônomo Cruz. 
A população interespecífica foi criada a partir do feijão comum ( Phaseolus vulgaris ) e uma espécie de feijão selvagem ( Phaseolus acutifolius ) que foi avaliada como uma fonte potencial de genes associados à tolerância ao calor. 

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23