Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - Veja a previsão para a quarta-feira
Data: 24/11/2021

 A quarta-feira (24/11) será marcada mais uma vez pela presença de sistemas típicos de verão. Um destes sistemas é a Alta da Bolívia - ventos que giram no sentido anti horário em 10 km de altitude - contribuindo para as chuvas no centro-oeste e sul da região norte. Também temos a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) ao norte da região norte, que ao contrário da Alta da Bolívia, são ventos que giram no sentido horário em 10km de altitude, favorecendo o tempo firme na área central e contribuindo para instabilidades nas bordas. E por fim, a atuação de um cavado - região alongada de baixa pressão - na região sul, poderá mais uma vez ocasionar episódios de temporais isolados com a presença de granizo. 
Saiba como fica o tempo em cada região: 
Região Norte
A presença de um VCAN ao norte da região, promove uma diminuição das condições de chuvas sobre o norte do AM,  sul de RR e noroeste do PA. Ao mesmo tempo, este VCAN, contribui para a manutenção das chuvas na metade oeste do AM, norte de RR, AP, leste do PA e norte do TO. As chuvas serão esparsas e os maiores volumes se concentram na grande região de Belém, podendo se aproximar dos 30 mm no decorrer do dia. 
Região Nordeste
Com o VCAN atuando na região norte, há um favorecimento nas instabilidades sobre o MA e PI. Nesses dois estados em todas as áreas poderá ter o registro de chuvas, porém na forma de pancadas isoladas. Já na BA, o fator termodinâmico (calor e umidade) contribui para as chuvas na faixa entre a grande região de Barreiras até o Recôncavo Baiano. Os maiores volumes são esperados entre o sul do PI e BA, podendo se aproximar dos 20 mm. O tempo limpa no sul da BA e segue firme entre SE e CE. 
Região Centro-Oeste 
A atuação da Alta da Bolívia sobre o estado do MT, contribui para o levantamento de ar e em conjunto com o fator termodinâmico (calor e umidade) favorece o desenvolvimento de nuvens carregadas. As chuvas seguem com um comportamento típico de verão - na forma de pancadas isoladas - mas com condições para ocorrer em todas as áreas do MT.  Ao norte e oeste do MS, sul e noroeste de GO também há condições para chuvas, porém de forma pontual e irregular, com volumes entre 5 e 15 mm. Os maiores registros estão previstos para a grande região de Alto Teles Pires na parcela central do estado do MT, podendo superar a marca dos 25 mm. Já no leste e sul do MS, leste de GO e DF o tempo segue firme.
Região Sudeste
A atuação de uma área de alta pressão mantém o tempo firme em praticamente toda a região sudeste. Além disso, o calor ganha intensidade na região, influenciando também os índices de umidade relativa do ar no oeste e sul de SP. Os ventos oceânicos poderão propiciar a umidade necessária para a formação de pancadas fracas, rápidas e isoladas na faixa leste do estado paulista. No sul e triângulo de MG, o forte calor e um pouco de umidade, poderá resultar em chuvas de verão, sobretudo no período da tarde. 
Região Sul
A atuação de um cavado - região alongada de baixa pressão - em um ambiente mais quente, úmido e com a presença dos ventos de altitude mais intensos, contribui para um dia com instabilidades na região. Contudo, essas instabilidade serão pontuais, ocorrendo particularmente no planalto norte de SC e leste do PR, mas que poderão ocasionar eventos de vendavais e queda de granizo. No entanto, os volumes previstos ficam abaixo dos 10 mm e com uma distribuição irregular. O calor ganha intensidade no sul e oeste do RS, oeste de SC, influenciando também os índices de umidade relativa do ar, que poderão atingir níveis críticos - abaixo dos 20% - no sul do RS. 

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23