:: PRODUTOS
:: Arroz
:: Aveia
:: Café
:: Cevada
:: Feijão
:: Milho
:: Sementes
:: Soja
:: Trigo
:: Sorgo
:: Triticale
:: COTAÇÕES
:: NOTÍCIAS
:: CLIMA
:: LEILÃO
:: PREGÃO VIRTUAL
:: ESTATÍSTICA
:: POR PRODUTO
:: TODAS
 
Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Trigo - Queda da safra de trigo na Argentina não deve afetar o consumidor, diz Abima
Data: 14/01/2009
 
A expectativa de uma brusca redução na safra de trigo na Argentina (queda de até 50%) não deve refletir imediatamente nos preços para o consumidor no Brasil. A avaliação é Claudio Zanão, diretor presidente da Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias). Segundo ele, a colheita mundial do segundo semestre de 2007, que representa 75% do total de trigo comercializado durante o ano, superou as expectativas e ainda vai garantir a oferta para a indústria durante algum tempo.
“Além disso, ao contrário da Argentina, as próximas safras no Brasil e em outros países que podem abastecer nosso mercado prometem ser boas”, diz Zanão. Ele lembra também que, tradicionalmente, no início do ano há uma queda nas vendas dos produtos derivados de trigo. “Aumentar os preços agora agravaria ainda mais esse quadro desfavorável que as empresas já têm que enfrentar”, avalia o executivo.
Apesar das perspectivas favoráveis, Zanão alerta que cuidados devem ser tomados para garantir o abastecimento ao longo do ano. “É necessário oferecer crédito aos produtores e aos moinhos nacionais, além de garantir condições logísticas adequadas para o escoamento da safra. Como complemento, já é indicado planejar adequações tributárias para facilitar a importação necessária, cerca de 50% do que será consumido, de outros mercados”, finaliza Zanão.

A Abima
A Abima – Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias – representa os fabricantes de massas alimentícias no Brasil. Seus associados são responsáveis por mais de 85% do mercado nacional, com uma produção de 1,3 milhão de toneladas ao ano, faturamento de R$ 4 bilhões e geração de cerca de 25.000 empregos diretos.


Fonte: Fundamento Comunicação Empresarial
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23