Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - Saiba como fica o tempo na sua região
Data: 23/9/2021

Nesta quinta-feira (23/09) o destaque continua sendo o contraste nas temperaturas da parcela centro-norte e do Sul e região costeira do país. No centro-norte, são esperadas temperaturas elevadas, com várias localidades com termômetros acima da marca dos 40°C ao passo que no sul as máximas ficarão abaixo dos 20°C. Uma série de regiões de baixa pressão também influenciarão o tempo, provocando instabilidades no Sul, parcela central e leste do Nordeste. 
Para os próximos dias a atuação de um cavado - região alongada de baixa pressão - , instabilidades de altitude e umidade do ar significativa em baixos níveis contribuirão para pancadas de chuva forte e isoladas do sul do RS ao sudoeste do PR e grande parte de SC, porém sem apresentar instabilidade severa.  Os ventos de leste mais intensos deverão aumentar a umidade do ar em baixos níveis, juntamente com outro cavado, vindo a provocar pancadas de chuva forte e isoladas no oeste de MG, no DF e do leste ao norte de GO, porém sem apresentar severidade. Na Região Norte as condições serão para pancadas de chuva forte e isoladas em grande parte das áreas, mas especialmente no oeste e centro do AC, no AM, sul e oeste de RR e do sul da Ilha de Marajó ao oeste do PA, onde haverá chance de eventos extremos de chuva intensa. As temperaturas máximas estarão em queda entre as capitais o sul de SP e o RJ, devido a atuação da massa de ar frio remanescente da frente fria. Na Região Norte as pancadas de chuva nos próximos dias estarão concentradas de forma esparsa, principalmente nos setores oeste e norte da Região. A presença de cavado em altitude e em baixos níveis deverão contribuir para pancadas de chuva no dia 26 em áreas desde o oeste de MG ao centro de MT, vindo a se manter de forma isolada na madrugada do dia 27 desde o centro de MG ao sul de GO e grande parte de MT e do norte de MS. No litoral leste do Nordeste os próximos dias serão com chuva isolada desde o litoral da BA ao litoral e agreste de PE.
Confira a plataforma completa de mapas aqui. 
Saiba como fica o tempo em cada região: 
Região Norte
A combinação entre os ventos mais intensos nas partes mais altas da atmosfera, em conjunto com a termodinâmica (calor e umidade) típicos da região, favorecem a formação de nuvens carregadas em praticamente todos os estados da região. Apesar disso, os maiores volumes ficarão concentrados sobre a metade oeste do AM. As projeções também indicam a possibilidade de pancadas sobre a metade sul do TO, assim como em RO e no AC. No estado do PA e AP, até existem instabilidades, no entanto os volumes previstos são baixos e irregulares. Em relação às temperaturas, apesar do forte calor, a faixa norte terá temperaturas menores do que a faixa sul, onde são esperadas várias localidades com termômetros registrando valores superiores aos 40°C.
Região Nordeste
A presença de instabilidades remanescentes de uma frente fria, mantém o dia mais encoberto sobre o litoral baiano e nos estados de SE e AL.  Além disso, a tendência é de que as temperaturas sejam amenas no leste da BA, devido à incursão do ar mais frio presente na retaguarda da frente fria. Sobre o MA e PI, devido ao forte calor, existe a possibilidade de algumas pancadas de chuva isoladas e localmente fortes, mas sem provocar acumulados significativos. Nas demais regiões o predomínio será de sol e temperaturas elevadas.
Região Centro-Oeste
O calor vai dominar o tempo sobre toda a região, ainda devido à atuação da circulação de alta pressão em 5 km  de altitude, que dificulta a formação de nuvens carregadas e a chegada de umidade na região. Porém, mesmo com este sistema atuando, o intenso calor com o mínimo de umidade será o suficiente para formar as nuvens de chuva sobre a região. E as projeções indicam uma melhor distribuição dessas chuvas sobre o MT e GO, ao passo que ao sul do MS o tempo permanece firme.
Região Sudeste
Uma área de alta pressão mantém o tempo firme em praticamente todos os estados da região. Além disso, este mesmo sistema favorece o transporte de umidade oceânica para o litoral e também o ar mais frio presente na retaguarda da última frente fria. Deste modo, as temperaturas estarão amenas no leste de SP, RJ, ES e leste de MG, e o dia terá uma maior presença de nebulosidade, mas sem chances para chuvas expressivas. Algumas instabilidade no oeste de MG, poderão provocar alguns temporais rápidos e isolados.
Região Sul
A passagem de um cavado - região alongada de baixa pressão - entre o RS e SC irá provocar o levantamento do ar e consequentemente a formação de nuvens carregadas. As chuvas poderão gerar acumulados na ordem dos 20 mm no final do dia, mas não existem indicativos de tempo severo sobre a região. Essas chuvas poderão ocorrer também no extremo sul do PR, mas com baixos volumes, assim como no sul do RS. Entretanto, na maior parte do PR o tempo será seco. As temperaturas seguem amenas, ainda sob o domínio da massa de ar mais frio remanescente da passagem da última frente fria.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23