Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Geral - Como está o desenvolvimento das culturas de inverno no RS?
Data: 20/11/2023

A temporada de colheita da aveia branca está em fase de conclusão no Rio Grande do Sul, onde a estimativa aponta uma área cultivada de 355.914 hectares. As informações são do Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (16/11) pela Emater/RS-Ascar. Inicialmente prevista com uma produtividade de 2.340 kg/ha, a estimativa atual revela uma redução para 1.992 kg/ha, representando uma diminuição de 14,88%. Esses resultados adversos são atribuídos a fenômenos climáticos adversos ocorridos durante o ciclo produtivo.
Veja também: Colheita de trigo e cevada apresenta desafios pós-chuva
Quanto à cevada, a colheita foi oficialmente encerrada, apresentando uma estimativa de área cultivada de 38.922 hectares e uma produtividade de 2.667 kg/ha. Esse número representa uma redução de 15,17% em comparação com os 3.144 kg/ha inicialmente projetados. A safra foi prejudicada pelo menor volume colhido e pela qualidade insuficiente do produto, que não atendeu aos padrões mínimos para uso na indústria cervejeira. Na região de Erechim, a colheita da cevada foi concluída, e o produto obtido tem agora uso alternativo na alimentação animal. Em Ijuí, os produtores optaram por armazenar os grãos em suas propriedades para suplementação animal, devido à ausência de cotação disponível no mercado local para comercialização.
Quanto à canola, a colheita está próxima do término, cobrindo uma área cultivada total de 74.419 hectares. A produtividade alcançada é de 1.594 kg/ha, representando uma redução de 2,34% em relação aos 1.632 kg/ha inicialmente projetados no início do plantio. Na região de Santa Rosa, os resultados da safra revelam uma queda na produtividade em comparação com a excelente safra de 2022. As chuvas excessivas registradas em setembro e outubro, totalizando mais de 1.000 mm, causaram danos consideráveis à produtividade na região, resultando em uma perda pouco superior a 15%.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23