Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Soja - Soja atinge 25% da área projetada para safra de verão
Data: 24/11/2023

As condições climáticas chuvosas em grande parte do Estado impactaram os níveis de avanço do cultivo de soja no Rio Grande do Sul, resultando na suspensão ou no progresso lento da semeadura. Conforme o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) nesta quinta-feira (23/11), na Região Sul, onde as chuvas foram menos intensas, houve um avanço significativo, atingindo 25 % da área semeada. Entretanto, nas regiões ao Norte, as intensas chuvas provocaram escorrimento superficial do solo, resultando em erosão e danos nas atividades recém-semeadas, além de complicações na semeadura.
Com a proximidade do fim da colheita de trigo e de outras culturas, assim como a retirada dos animais de propriedades com Integração Lavoura-Pecuária (ILP), as áreas destinadas à soja estão prontas para o plantio, exceto aquelas que ocorrem de dessecação de manejo . Devido à previsão de continuidade do clima adverso, os produtores estão investindo em maior capacidade operacional, utilizando plantadeiras maiores e ampliando os giros de trabalho para implantar uma cultura dentro do período ideal.
Em Caxias do Sul, devido às chuvas frequentes, apenas 15% da área esperada para a safra foi semeada. Em comparação com anos anteriores, nesse período, a área plantada já ultrapassava a metade da previsão. Muitas áreas plantadas recentemente apresentam germinação desuniforme e baixo número de plantas, exigindo ressemeio em vários casos. Na região de Erechim, 30% da área foi plantada e encontra-se em fase de germinação e desenvolvimento, com o excesso de chuvas estendendo o período de plantio para um momento não preferencial. Já em Passo Fundo, a semeadura atingiu apenas 5%, com 45% da área implantada, encontrando-se em fase inicial de germinação e desenvolvimento vegetativo.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23