Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - Massa de ar frio minimiza intenso calor. Saiba onde
Data: 24/11/2023

Para esta sexta-feira (24/11) é esperada a atuação de uma frente fria no Centro-Sul do país. Esta condição, mantém ativo um canal de umidade sobre a metade oeste da região Norte e Centro-Oeste.
Uma massa de ar mais frio, em conjunto com a maior presença das nuvens e chuvas, devem garantir uma tarde com temperaturas “amenas”  – abaixo dos 30°C – nestes setores. Com isso, o ambiente vem se tornando cada vez mais propício para o desenvolvimento inicial das lavouras de verão.
O amanhecer terá temperaturas baixas – na média, abaixo dos 15°C e abaixo de 10°C nas áreas mais altas – na região Sul e Sudeste. Porém, não é esperado frio.    
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Essas temperaturas mais baixas serão acompanhadas de tempo firme no extremo sul do país. 
O tempo firme também estará presente na região Nordeste. Contudo, a maior presença do sol, resulta em um maior aquecimento. 
Veja o mapa do e a previsão por região
Região Norte: Chuvas intensas e temperaturas baixas no AMACRO.
A presença de um corredor de umidade no centro-sul do país, deve organizar um canal de instabilidade em áreas da metade norte da região norte. Desta forma, são esperadas chuvas bem distribuídas e volumosas em áreas do AMACRO, bem como a redução nas temperaturas máximas. Já em setores do leste, como Tocantins e Pará, terá chuvas mais irregulares e temperaturas mais elevadas.
Região Nordeste:  Chuvas irregulares no sul; sol e calor no nordeste, com máximas de 38°C no MA e PI.
São previstas chuvas na metade sul da região. Contudo, essas instabilidades devem ocorrer de maneira irregular e mal distribuída, especialmente entre a tarde e noite. Já na metade leste e norte do nordeste, as condições de tempo, seguem com o predomínio do sol, o que resulta num maior aquecimento diurno, bem como a redução na umidade do ar. Os termômetros devem se aproximar dos 38°C ao norte do Piauí e ao norte do Maranhão. 
Região Centro-Oeste:  Corredores de umidade trarão chuvas e baixas temperaturas no sul do MS e MT.
Os corredores de umidade devem garantir as condições de chuvas sobre a região, além disso, espera-se uma redução ainda mais expressiva no valor das temperaturas máximas. Ou seja, a sexta-feira terá uma tarde com temperaturas abaixo dos 30°C no sul do Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso. Já em relação às instabilidades, elas podem ocorrer a qualquer momento do dia, mas ganhando intensidade no período da tarde. Os maiores acumulados estão previstos para o Mato Grosso do Sul, onde as chuvas podem ocorrer na forma de trovoadas. Na metade norte de Goiás e nordeste de Mato Grosso, haverá uma maior variação nas instabilidades.  
Região Sudeste: Frente fria traz chuvas no sul e sudeste, enquanto norte permanece seco e quente.
A permanência da frente fria garante as condições para chuvas na metade sul da região, avançando em áreas do litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Também são esperadas chuvas mais abrangentes no sul de Minas Gerais. Além da maior ocorrência de chuvas, as temperaturas entram em declínio no sul de São Paulo, com o amanhecer registrando marcas abaixo dos 15°C. Por outro lado, a metade norte da região segue com as condições de tempo firme e temperaturas mais elevadas, apesar da possibilidade do registro de algumas instabilidades isoladas.  
Região Sul: Frente fria traz chuvas no Paraná; tempo firme e frio no RS e sul de SC.
A frente fria ainda deverá atuar sobre a região, mantendo as condições de chuvas elevadas sobre o estado do Paraná. Essas instabilidades podem acontecer a qualquer momento do dia, mas sendo reforçadas com o maior aquecimento no período da tarde, resultando em temporais localmente fortes, com acumulados que podem superar a marca dos 30 mm. Ao mesmo tempo, uma região de alta pressão, mantém as condições de tempo firme sobre o Rio Grande do Sul e metade sul de Santa Catarina. Além do tempo firme, são esperadas temperaturas mais baixas tanto no amanhecer quanto anoitecer, especialmente nas regiões de maior altitude. 

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23