No decorrer desta terça-feira (28.11), as condições de chuvas são altas e expressivas em áreas do Centro-Sul do país. Isso abrangendo setores do Centro-Oeste, Sudeste e Região Sul. O aprofundamento de um sistema de baixa pressão, dá início à formação de um novo ciclone na costa da região Sul, previsão que deve ser acompanhada por chuvas intensas e duradouras. Na média das projeções são esperados volumes acima dos 70 mm, mas que podem ser pontualmente superados.
O ciclone também reforça as instabilidades na região sudeste, onde a previsão sinaliza para temporais localmente fortes e acumulados de até 40 mm no decorrer do período.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
No Centro-Oeste, o canal de umidade deve ser fortalecido, mas nem todas as áreas recebem as chuvas. Isso porque, uma massa de ar mais seco está atuando sobre o MATOPIBA, mantendo o tempo firme em boa parte da região e nas áreas adjacentes, como norte de Minas, Goiás e nordeste de Mato Grosso.
Apesar do tempo firme, o dia será marcado por uma grande variação nas temperaturas, fenômeno conhecido como “amplitude térmica”, onde o amanhecer terá registros abaixo dos 15°C e o período da tarde marcas acima dos 35°C, particularmente no estado da Bahia.
As chuvas mais recorrentes em parte do Centro-oeste e Sudeste, trazem um cenário favorável ao desenvolvimento inicial da soja, e um ambiente mais adequado para a floração nas lavouras mais adiantadas.
Contudo, a previsão de chuvas recorrentes, pode reduzir o ritmo dos tratos culturais
Região Norte: Chuvas intensas no AM-AC-RO e tempo firme no PA-TO.
Os corredores de umidade devem manter as condições de chuvas concentradas em áreas do AMACRO, com possibilidade de trovoadas localmente fortes, que trazem volumes expressivos em curtos períodos de tempo. Contudo, o comportamento dessas instabilidade será de grande irregularidade na região. Já em setores do leste do Pará e Tocantins, espera-se o predomínio de tempo seco, em função da atuação de uma massa de ar mais seco no nordeste do Brasil. Com a maior presença do sol, as temperaturas ficam elevadas – acima dos 37°C – e em muitos casos acompanhadas por baixos índices de umidade do ar.
Região Nordeste: Tempo seco e grande variação térmica no Nordeste.
A presença de uma massa de ar seco garante o tempo firme em boa parte da região, especialmente na metade oeste da Bahia, Maranhão e Piauí. Algumas instabilidades devem acontecer na faixa norte, como no litoral do Maranhão, metade norte do Piauí, Ceará e rio Grande do Norte. Apesar das condições de chuvas, as instabilidades acontecem de maneira isolada e passageira. Setor do Recôncavo Baiano e SEALBA também podem registrar chuvas, mas com um comportamento de pancadas isoladas e de fraca intensidade. Apesar do tempo seco em grande parte da região, o dia será marcado pela grande amplitude térmica, ou seja, uma grande diferença entre as temperaturas do amanhecer e os registros no período da tarde. Essa diferença pode atingir até 20°C (amanhecer com 15°C e tarde com 35°C), especialmente no sul da Bahia.
Região Centro-Oeste: Chuvas irregulares no Mato Grosso e Goiás
A presença de um corredor de umidade deve garantir as condições de chuvas sobre algumas áreas da região. Contudo ainda espera-se uma grande irregularidade das chuvas previstas, especialmente sobre o estado do Mato Grosso e metade norte de Goiás. Isso em função da presença de uma massa de ar seco no nordeste do Brasil, que influencia as condições de tempo no nordeste de Mato Grosso e norte de Goiás, mantendo o tempo com a maior presença de sol, maior aquecimento e menores índices de umidade. As chuvas também devem ser mais irregulares sobre o Pantanal Sul Mato Grossense. As chuvas mais volumosas e recorrentes devem acontecer no sul do Mato Grosso do Sul.
Região Sudeste: Ciclone intensifica Chuvas no Sudeste; Norte de MG Seco.
A formação de um ciclone no sul do Brasil, aliada aos corredores de umidade, está prevista para intensificar as chuvas na região sudeste. No entanto, a distribuição dessa instabilidade será irregular, concentrando-se principalmente no sul da região, incluindo áreas de São Paulo, o Triângulo Mineiro e o sul de Minas Gerais. O leste de São Paulo deve ser o mais afetado, com previsão de instabilidades intensas e acumulados de chuva que podem chegar a 40 mm durante o período. Já no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, espera-se a ocorrência de pancadas de chuva isoladas e pontuais até o final do dia. Por outro lado, o norte de Minas Gerais será influenciado por uma massa de ar seco, resultando em tempo mais estável, embora com grande amplitude térmica, caracterizada por manhã amena (perto de 15°C) e tarde quente (acima dos 35°C).
Região Sul: Formação de ciclone traz muita chuva. Previsão de mais de 100 mm em SC.
Ao longo desta terça, o sistema de baixa pressão que atua desde o dia anterior, deve ganhar intensidade sobre a região sul. Isso deve resultar na formação de um ciclone até o final do dia, na costa de Santa Catarina. Ao longo do período, as chuvas deverão ser fortes e recorrentes, em áreas do norte do Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná. Com alerta para o litoral de Santa Catarina, onde os volumes podem superar os 100 mm em 24 horas. Em toda a região, apenas o extremo sul gaúcho deve ter o predomínio de tempo seco, apesar da grande presença de nebulosidade e chuvas de fraca intensidade. Com a maior presença das nuvens e chuvas mais intensas, as temperaturas mínimas devem acontecer no período da tarde em áreas da Serra Gaúcha e Catarinense.
Fonte: Agrolink